Em reunião do Comitê de Crise do Covid o prefeito Luiz Zaffalon determinou o máximo de rigor para as secretarias de Assuntos para a Segurança Pública (Smasp), por meio da Guarda Municipal, e de Mobilidade Urbana (Semurb) no cumprimento das medidas de distanciamento social.
Os principais alvos das ações serão parques e praças em locais com maior densidade populacional.
– Vamos agir com o máximo rigor, porque a nossa estrutura de atendimento hospitalar segue em níveis preocupantes – alertou Zaffa.
– Até que todos sejam vacinados, o único remédio é a consciência cidadã, em favor da vida. Trata-se de uma escolha. E queremos que as pessoas escolham estar vivas. Depende de cada um. Esse vírus, que é letal, deixou essa brecha, que é a possibilidade de nos cuidarmos. Por favor, cuidem-se.
Horas depois da ordem do prefeito, a Guarda Municipal (GM), juntamente com a Brigada Militar (BM), encerrou, uma festa com mais de 100 pessoas no bairro Tom Jobim.
Após denúncia anônima pelo 153, canal de comunicação da população com a Guarda Municipal, os agentes foram até o local e encerraram as festividades. Mais de uma centena de pessoas não usavam máscara e se aglomeravam no pátio de um comércio. O estabelecimento foi autuado por descumprir com as determinações dos decretos estadual e municipal.
Nas praças e parques, os agentes também orientaram as pessoas sobre a normativa que proíbe a permanência em locais públicos e sobre a importância de manter o isolamento social, devido o momento delicado que o município está passando, em relação à pandemia da covid-19.
O secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, reforça que que a GM atua 24 horas por dia para servir e proteger a comunidade e que denúncias de irregularidades podem ser feitas através do número 153.
A ronda pelos locais públicos é uma força tarefa que reúne agentes da Guarda Municipal, em parceria com a Brigada Militar, e da Semurb, que irão interditar acessos em áreas que normalmente reúnem um grande número de pessoas. Também acompanham as operações os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Turismo (Smdet), para notificar a multar os estabelecimentos que estiverem em desacordo com a lei.
LEIA TAMBÉM