saúde

Prefeitura amplia exames de endoscopia no Hospital Dom João Becker de Gravataí

Houve acréscimo de 64 por cento em exames diagnósticos mensais em relação ao ano passado

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aumentou o número de exames diagnósticos de endoscopia contratados com o Hospital Dom João Becker (HDJB) para este ano. De acordo com a pasta, estão previstos, pelo menos, 1.080 procedimentos da especialidade em 2022, representando um aumento de 64% em relação ao ano passado. 

– Por meio do Programa Avança Atenção Especializada, o governo municipal está concentrando esforços para aumentar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia, visto que muitos procedimentos eletivos foram suspensos nos períodos mais críticos – explicou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial da SMS, Patrícia Silva da Silva, as unidades de saúde do município solicitam o exame de endoscopia aos pacientes por meio do Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem).

Após esse primeiro momento, o protocolo é direcionado para a Central de Marcação de Consultas (CMC). Esta, por sua vez, promove o agendamento conforme a lista de espera e marca o procedimento no HDJB, que é o responsável por realizar o exame.

De acordo com o vice-prefeito Dr. Levi Melo, médico gastroenterologista e dono da Millenarium, uma das maiores clínicas de Gravataí, a endoscopia digestiva alta é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo, objetivando o diagnóstico e, eventualmente, o tratamento de patologias que podem o acometer.

– É realizada, basicamente, com anestesia tópica à base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe, visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos – destacou, como especialista. 

Ainda conforme ele, a endoscopia é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos, como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, pode-se visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.

Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados. 

Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas.

 

LEIA TAMBÉM

As 1046 vidas perdidas em Gravataí não vão ressuscitar com ’fim da pandemia’

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

A falência da profissão de professor

Desvalorização salarial, condições precárias e falta de reconhecimento social afastam docentes das salas de aula. Compartilhamos o artigo do professor de História, especialista em História Moderna e Contemporânea e mestre

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade