SUSTENTABILIDADE

Prefeitura busca com Google dados sobre emissão de CO2 em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), participou de uma reunião com o Google, a fim de obter dados de emissão de CO2 dentro do limite do município. As informações são obtidas por meio de um algoritmo projetado por meio da ferramenta Google Maps. Dependendo da velocidade e do traçado, um algoritmo identifica se a emissão ocorreu por um emissor a pé, de moto, de ônibus ou de carro.

Após ter acesso aos dados, que são gratuitos, a Sema se reuniu com representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e com o Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag), para disponibilizar estes dados para outras secretarias.

– O governo está sempre avançando em melhorias, quando trabalhamos com dados dentro do território municipal como o da emissão do CO2 na atmosfera, aumentamos a assertividade nos investimentos das políticas públicas. Agora juntamente com a Smict e o Lidag, vamos avançar ainda mais na obtenção desses dados, para também atender outras pastas do nosso governo – relata o secretário da Sema, Diego Moraes. 

A secretária da Smict Selma Fraga afirma que é muito importante a aproximação da Prefeitura com grandes players globais, como o Google, principalmente na questão do desenvolvimento de soluções que tratam desta agenda importante como o CO2 e a sustentabilidade.

– É ainda mais importante o compartilhamento da base de dados, em uma contrapartida onde os municípios são os protagonistas na liderança da custódia da base de dados, a fim de trabalhar políticas públicas locais, como saúde, assistência social, mobilidade urbana, ciências e tecnologias do futuro, por exemplo, sendo pautas agenda para startups desenvolverem novos negócios – declarou.

O secretário adjunto da Smict Robson Andrei dos Santos também disse que este é um avanço fantástico, que se possa estimar a emissão de CO2 no meio ambiente, ainda mais disponibilizando a possibilidade de filtragem por município e região. 

– Isso nos possibilita planejar um filtro por bairros, horários e até direcionar com eficiência as políticas públicas no escopo das ações voltadas para o meio ambiente e uma cultura de proteção ambiental, no que tange a emissão de gás carbônico e a economia voltada para os créditos de carbono – ressaltou. 

Link do site Google: https://insights.sustainability.google/?utm_source=GDOutreach&utm_medium=email&utm_campaign=Outbound

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade