A proliferação de macrófitas e os impactos da estiagem nas águas do Rio Gravataí foram debatidos com representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em encontro organizado pela Defesa Civil de Cachoeirinha.
Em janeiro de 2023, a baixa dos níveis do rio, aliada à escassez de chuvas, resultou em um acúmulo significativo de lixo, gerando uma “ilha” de resíduos de mais de 400 metros dentro do leito. O evento gerou mobilização no município, que investiu mais de R$ 1 milhão na limpeza. Agora, com o prognóstico de uma nova estiagem severa para o próximo verão, as autoridades estão reforçando as medidas preventivas para evitar a repetição do episódio.
A Fepam anunciou a instalação de barreiras móveis nos afluentes da bacia do Rio Gravataí, como os arroios Feijó e Barnabé, para impedir que resíduos descartados nos municípios da região cheguem ao leito do rio, além do compromisso de encaminhar o plano à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), solicitando ações e providências dos municípios que compõem a bacia.
O Rio Gravataí, que já se encontra 48 centímetros abaixo do seu nível normal, corre o risco de novas barreiras naturais formadas por plantas aquáticas, o que pode agravar a situação da proliferação de macrófitas e o acúmulo de resíduos, alertou o diretor da Defesa Civil de Cachoeirinha, Vanderlei Marcos. “Estamos atentos e buscando alternativas para evitar a formação de novas ilhas de lixo e garantir que os resíduos não cheguem ao Guaíba e ao mar”, afirmou.
Além das ações discutidas na reunião, Cachoeirinha já implementou medidas locais, como apresentou o diretor.
Foram instaladas barreiras fixas no Arroio Passinhos, na parada 55, e no final do Parque da Matriz, áreas urbanas onde o descarte irregular de resíduos pela população é recorrente. Essas barreiras, que são limpas semanalmente pela Defesa Civil e pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, têm garantido a remoção contínua de resíduos.
O município também conta com três ecopontos disponíveis para a população, sendo um deles equipado com sala de educação ambiental.