Na busca de promover mais autonomia para os alunos com deficiência visual da rede municipal de ensino, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), adquiriu mais 12 óculos inteligentes OrCan MyEye.
Utilizando Inteligência Artificial, o equipamento possui tecnologia assistiva que lê textos, reconhece rostos e identifica produtos.
– Com essa ferramenta, nós mudamos a perspectiva de vida dos alunos com deficiência visual. É, sem dúvida, um marco no processo educacional de Gravataí – disse o prefeito Luiz Zaffalon.
Atualmente, Gravataí tem 24 alunos com baixa visão na rede municipal. De acordo com a SMED, o intuito é adquirir a tecnologia para todos. Até o momento, já são 13 óculos à disposição dos alunos.
– É uma grande ferramenta de inclusão que muda para melhor a rotina dos nossos estudantes – afirmou a secretária da SMED, Magda Ely.
A secretária lembrou ainda que esta foi uma iniciativa que surgiu por meio de uma parceria da Smed com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), subordinada à Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM).
– Em fevereiro de 2021, a servidora com deficiência visual da APPPD, Patricia Lisboa, promoveu uma reunião de apresentação do equipamento e, após este encontro, a então secretária Sônia Oliveira (falecida em agosto do ano passado) iniciou as tratativas para que hoje pudéssemos estar comemorando mais essa conquista na área da acessibilidade – reiterou a secretária.
Em agosto de 2021, a Prefeitura de Gravataí adquiriu um exemplar para que fossem realizados testes. Nesta fase, foram escolhidos cinco alunos para usarem o equipamento durante 15 dias. Na época, o prefeito recebeu em seu gabinete a aluna com deficiência visual Fernanda de Almeida, da Escola Municipal Santa Rita, para receber o dispositivo em nome dos alunos da rede.