Entre páginas, memórias e tradições, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebrou nesta terça-feira (7), na Casa de Cultura, aqueles que preservam e cultivam a essência da história e da tradição da cidade. O evento marcou o encontro dos homenageados da 36ª Feira do Livro de Gravataí, que será realizada de 15 a 19 de outubro, reunindo pessoas dedicadas a transmitir e valorizar a riqueza cultural local.
“O que celebramos hoje vai muito além de um evento ou de livros. Celebramos pessoas que, com dedicação e paixão, mantêm viva a nossa tradição e a cultura de Gravataí para as futuras gerações”, destacou o prefeito em exercício, Dr. Levi Melo.
Homenageados que preservam a tradição
Entre os nomes destacados, Paulo Gnoatto se sobressai por mais de 40 anos de dedicação à tradição gaúcha, formando novos tradicionalistas e levando o nome de Gravataí pelo mundo, em parceria com o CTG Aldeia dos Anjos.
Angela Xavier foi lembrada por seu trabalho na preservação da tradição de origem afro, registrando e transmitindo essa cultura para as gerações atuais e futuras.
Isabella Andrade, engajada desde cedo na tradição gaúcha, atua para garantir a continuidade desse patrimônio cultural, enquanto Anamarcia Karin Mey se tornou referência entre as mulheres tradicionalistas, fortalecendo a participação feminina na preservação das tradições locais.
“O nosso compromisso é garantir que a tradição, seja gaúcha ou de origem afro, continue sendo reconhecida, valorizada e vivida por todos. Esses homenageados representam exatamente isso: amor e cuidado pela cultura de nossa cidade”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco.
Abertura oficial e programação cultural
A abertura oficial da 36ª Feira do Livro acontecerá no dia 15 de outubro, às 19h, com o patrono Bagre Fagundes em um show especial intitulado “Os Fagundes – De Filho pra Pai”, reunindo Bagre, Neto e Ernesto Fagundes com toda a família, prometendo emocionar o público e dar início à programação cultural do evento.
A cerimônia de encontro com os homenageados contou com a presença do prefeito em exercício Dr. Levi Melo, do secretário adjunto de Cultura Giulliano Pacheco, da diretora de Cultura Izabel Cristina, do representante do Conselho Municipal de Cultura Lúcio Mauro Motta de Souza, do suplente Nelton Fagundes, do coordenador da 1ª Região Tradicionalista Édison Fagundes e da representante da produtora Engenho da Arte, Luciana Bitelo.
Parcerias e apoio cultural
A 36ª Feira do Livro de Gravataí é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e pela Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de Corsan, Marquespan e Cestto Atacadista, e produção cultural da Engenho da Arte.
As inscrições para novos apoiadores e parceiros continuam abertas, convidando empresas e instituições a participarem dessa grande celebração da arte, tradição e literatura.