O ano letivo já iniciou e as obras de melhorias seguem ocorrendo em diversas escolas municipais. É o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adriano Ortiz Corrêa, no bairro Santa Cruz, onde a Secretaria Municipal da Educação (Smed) está fazendo a troca do forro de alguns espaços, que antes eram de madeira, para uma estrutura em gesso. Além disso, a rede elétrica dos ambientes também recebeu manutenção preventiva a fim de garantir a segurança dos alunos.
De acordo com o setor de obras da Smed, a decisão de retomar o ano letivo e preservar a aprendizagem dos alunos foi tomada em conjunto com a direção da escola.
– Entre os espaços, temos duas salas de aula em reforma, mas isso não foi nenhum problema, porque conseguimos alocar os alunos para outras salas de maneira segura e confortável – disse a vice-diretora da escola, Ilda de Medeiros.
A chefe do setor de obras da Smed, Luana Mafiolete, que esteve visitando a escola nesta terça-feira, 28, destacou que há um cronograma de melhorias sendo executado em diversas escolas do município.
– O intuito é oportunizar locais agradáveis e confortáveis nas nossas escolas e, por isso, esse planejamento e entendimento da comunidade escolar é tão importante. No final, o benefício torna-se maior que o transtorno momentâneo das obras – reforçou Luana.
Seja por meio de reformas ou de ampliações, o governo municipal não tem medido esforços para oferecer uma educação de qualidade e com espaços confortáveis aos alunos. Se na Emef Adriano Ortiz o forro tem sido a prioridade, na Nova Conquista, a urgência é pela ampliação de vagas. Na escola, que fica no Rincão da Madalena, cinco novas salas de aula modulares já chegaram e estão sendo instaladas para aumentar a capacidade de atendimento da escola em 320 alunos, passando de 709 para 1.029.