Após o resultado da análise de potabilidade das quatro bicas públicas em zonas urbanas de Gravataí retornarem de forma negativa, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (Sema), fechou o acesso da população às bicas. A intervenção foi iniciada na manhã desta quinta-feira, 26.
A restrição do acesso a essas águas veio como resposta à análise feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que constatou a presença da bactéria “escheriachia coli”, causadora de doenças como infecções urinárias, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
De acordo com o secretário interino do Meio Ambiente, Diogo Castilhos, a maior preocupação no momento é não contaminar os moradores.
– Os laudos da análise laboratorial confirmaram o aparecimento desta bactéria; nossa ação de isolar os locais é justamente para não prejudicar a saúde de quem tem o hábito de consumir essa água”. Diogo ainda informou que a restrição de acesso às bicas será totalmente concluída nesta quinta-feira: “Vamos impedir o acesso total, para que não tenhamos problemas em questão de saúde – disse.
O secretário ainda aproveitou o momento para fazer um alerta à população.
– O nível do nosso rio ainda está crítico – disse, ressaltando o decreto que pede a colaboração da comunidade em questão ao desperdício de água.
ONDE FICAM AS BICAS
Bica Barnabé
Rua José do Patrocínio
Bica Morada do Vale
Rua Afonso Alves
Bica Vera Cruz
Rua Maceió
Bica Castelo Branco
Rua Ibirapuitã
LEIA TAMBÉM