A Prefeitura de Gravataí, por meio da Casa Lilás, que é parte da Rede de Proteção à Mulher, recebeu o coordenador do curso de direito da Ulbra Gravataí, Cézar de Lima e Vânderson Prado, advogado responsável pelo Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajulbra).
O encontro foi realizado com o intuito de formar uma parceria entre a Prefeitura e a Ulbra de Gravataí, que por meio do Sajulbra, disponibilizará serviços jurídicos na vara de família, para que a mulher possa ter a possibilidade de sair do ciclo de violência doméstica, podendo entrar com pedido de pensão dos filhos, visitas e separação.
– A parceria com a Ulbra é de extrema importância para as vítimas de violência doméstica em nosso município, pois possibilita que a mulher tenha apoio além do serviço da Casa Lilás, que abrange atendimento psicossocial e acompanhamento das vítimas nas audiências de violência doméstica – destaca Analu de Jesus Sônego, psicóloga e coordenadora Casa Lilás.
Também esteve presente na reunião, Thaís Marcelino, assessora jurídica do gabinete do prefeito.
O que é
O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajulbra) é uma iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica da Ulbra.
Por meio dele, os estudantes de Direito da Universidade têm a oportunidade de unir a teoria apresentada em sala de aula com a prática exigida pelo mercado de trabalho.
Os alunos contam com supervisão e orientação de professores e funcionários da Instituição.
Quem pode solicitar a assistência
Pessoas com renda máxima de até três salários mínimos poderão acessar o serviço gratuitamente.
As mulheres que atendem ao critério da renda e estão necessitando de suporte jurídico referente a pensão alimentícia, visitas e separação, devem procurar a Casa Lilás, que está localizada na Rua Heitor de Jesus, 232, no Centro.
Denuncie casos de violência
Ao tomar conhecimento ou sofrer violência, as mulheres devem procurar a Casa Lilás para orientações e realizar a ocorrência policial na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí, que fica na Avenida Jorge Amado, 761 (Central de Polícia) – as denúncias podem ser realizadas de maneira totalmente anônima.
Mais informações pelos telefones (51) 3945-2711 e 3945-2712.