A Prefeitura de Gravataí inaugurou neste sábado mais um espaço modelo para o descarte correto dos resíduos. O Ecoponto Parque dos Eucaliptos está localizado na Rua Cassiano Xavier, no bairro de mesmo nome.
No local, que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, a população poderá descartar móveis e eletros inservíveis, óleo de cozinha e resíduos de podas e de construção civil, entre outros materiais. Além disso, no terreno ao lado, uma praça com quadra poliesportiva foi totalmente revitalizada, ganhando um novo playground acessível, além de pintura, telas, goleiras e tabelas.
– Aqui, neste local em que construímos esse belíssimo ecoponto, antes tínhamos montanhas de lixo. A Prefeitura limpava e, horas depois, já tinha gente depositando caliça e todo o tipo de resíduo. Agora, cabe a comunidade vir visitar esse lindo local e usufruir do que ele oferece, que é além da destinação correta dos resíduos, uma grande área de lazer para toda a família – disse o prefeito Luiz Zaffalon.
Zaffa ainda destacou que é fundamental, cada vez mais, cultivar o sentimento de pertencimento nas pessoas:
– Trazer o seu resíduo no ecoponto é um ato de cuidado e amor pela cidade. Não jogar lixo na rua, fazer a sua calçada, cuidar da natureza existente, dos equipamentos públicos, como as praças, tudo isso é pertencimento e temos que cultivá-lo, em Gravataí, cada vez mais.
O presidente da Câmara Alan Vieira também estava entre os presentes.
Totalmente gerenciado pela prefeitura, o espaço contará com manutenção e limpeza diária, além de segurança 24 horas. Em todos os ecopontos instalados na cidade – atualmente são três mas o número deve aumentar gradativamente – cada pessoa pode descartar, diariamente, dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, destaca que Gravataí tem se destacado no estado por seu projeto de ecoponto sustentável e de grande poder de socialização da comunidade do entorno.
– Demonstramos que é possível termos um local em que se recolhe o resíduo, se dá a destinação final correta, e ainda, que a comunidade pode se integrar. Estamos, assim, transformando os nossos ecopontos em complexos de recebimento de resíduos onde se pode viver em comunidade – relata, lembrando que este é um projeto que começou no governo Marco Alba e que está tendo continuidade com Zaffa.
– Aqui, estamos celebrando mais uma vitória da população e fazendo aquilo que o poder público deve fazer, que é promover a felicidade da nossa comunidade, fazendo entregas que mudam pra melhor a vida das pessoas – disse o ex-prefeito, presente à cerimônia.