Acompanhando as tendências e o avanço das tecnologias, a Prefeitura de Gravataí implementou a assistente virtual Dara ao site. O objetivo da ferramenta é facilitar o atendimento ao contribuinte e diminuir o tempo de espera ao acesso dos serviços digitais oferecidos.
Desenvolvida pela empresa IPM Sistemas e implementada pelas secretarias de Administração, Modernização e Transparência (Smat) e da Fazenda, Planejamento e Orçamento (SMFPO), a Dara está na fase piloto.
Com uma interface intuitiva e eficiente, ela fica localizada no canto inferior direito da tela, seja no computador ou no celular, e oferece mais de 45 tipos de opções de serviços. Dentre eles estão o acesso a emissão de guias do IPTU, frequência escolar, atualização de cadastro, entre outros. Contudo, para acessar alguns serviços ainda será necessário que o contribuinte faça login no Portal.
Além disso, ainda em desenvolvimento, em breve será possível verificar o agendamento de consultas, entre outras funcionalidades.
O prefeito Luiz Zaffalon destaca a importância da Prefeitura se adequar às novas tecnologias e buscar ferramentas que melhor atendam à população.
– Nosso município está em franco desenvolvimento e os serviços precisam ser ágeis. Implantar esta assistente virtual, a Dara, é um grande passo para Gravataí. Isso mostra que estamos preocupados com o futuro da cidade e com o investimento na inovação e tecnologia. O projeto está na fase piloto e esperamos que a população aprove o funcionamento – disse.
Segundo o diretor de Transparência e Tecnologia Jordan Olsefer, a nova inteligência artificial é um avanço significativo na modernização dos serviços públicos municipais.
– Estamos comprometidos em utilizar as novas tecnologias para promover a inclusão digital e tornar a vida dos cidadãos mais fácil e prática. A disponibilização da Dara é um exemplo do nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras que atendam às necessidades da população de Gravataí – afirma.
De acordo com o secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento Davi Keller Severgnini, a Dara irá auxiliar os serviços da SMFPO, entregando mais qualidade e suporte aos contribuintes.
– A inteligência artificial irá acelerar e tornar mais assertivos os atendimentos, na medida em que é mais intuitivo do que o formato atual – informou.
Como usar
Na página principal do site da Prefeitura é possível acessar a assistente virtual no ícone localizado no canto inferior direito da tela. Ao clicar no ícone, um chat abrirá, possibilitando com que o cidadão interaja com a ferramenta.
A partir daí o usuário poderá informar o que ele deseja fazer ou qual serviço deseja acessar e o sistema irá perguntar as informações necessárias para levar ao objetivo pretendido.
Como por exemplo, se o cidadão informar “quero emitir meu IPTU”, a assistente virtual Dara irá pedir por informações como se fosse uma conversa e ao final do processo receberá a guia em PDF para fazer o download.
Ou, então, utilizar a opção “consulta processo”, que permitirá acesso facilitado à consulta de protocolos abertos pelo contribuinte, ao utilizar os diferentes serviços do portal.
Servidores públicos também são beneficiados pois poderão utilizar essa ferramenta para imprimir relatório espelho ponto, recibo de pagamento, comprovante de rendimentos, assim como acessar rapidamente outros serviços específicos.