A exemplo de todo o mês de janeiro, quando práticas integrativas e complementares foram disponibilizadas à população, a Prefeitura de Gravataí manterá as ações ao longo de fevereiro, mês em que há a campanha de conscientização sobre a fibromialgia.
A doença crônica ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. As atividades a serem desenvolvidas, como reiki e auriculoterapia, serão agendadas nos próprios serviços e de acordo com a disponibilidade da oferta.
– Neste ano, proporcionaremos diversas ações de prevenção e promoção à saúde. Durante o Fevereiro Roxo, vamos continuar disponibilizando trabalhos focados no bem-estar da comunidade, integrando e ofertando aos pacientes atendimentos e conscientização sobre a doença – destaca o secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca.
A campanha conta com o apoio de terapeutas voluntários do Projeto PICs em Movimento. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para a prevenção a diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos para doenças crônicas, como a fibromialgia.
No último mês, em alusão ao Janeiro Branco, ao menos quatro unidades de saúde disponibilizaram ações de cuidado à saúde mental. Técnicas integrativas como biodança, meditação e reflexologia estiveram entre as atividades oferecidas às comunidades dos bairros São Vicente, Cohab C, Neópolis e Parque dos Eucaliptos.
SIGA OS LOCAIS E HORÁRIOS
: UBS São Judas Tadeu, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – 1° de fevereiro
Atividades: auriculoterapia e aromaterapia
: USF Breno Garcia, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – 8 de fevereiro
Atividade: reiki
: USF Águas Claras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – 15 de fevereiro
Atividades: auriculoterapia e reiki
: USF Erico Verissimo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – 22 de fevereiro
Atividade: reiki
: Caps II, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – 28 de fevereiro
Atividades: auriculoterapia e reiki