Dando sequência às capacitações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, 15 alunos encerraram, na última semana, o curso de Marido de Aluguel. A formação, que é uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), abordou técnicas de execução de trabalhos elétricos e hidráulicos, residenciais e prediais.
Com duração de 40 horas/aula, o curso, que foi lecionado por dois técnicos do Lar, do Senac, na sede da Associação dos Usuários de Caps AD (Assuscaps), trabalhou conteúdos como conceitos de eletricidade residencial e realização de serviços elétricos; realização de serviços hidráulicos; conceitos básicos de climatização doméstica e serviços em ar condicionado; apresentação de EPIs e a importância do uso; administração do seu próprio negócio e dicas de empreendedorismo.
– Esta é uma mão de obra que a cada dia fica mais escassa, o que acaba tornando a capacitação ainda mais interessante para a recolocação no mercado. Além disso, é uma forma de geração de renda rápida – destacou a titular da SMFCAS, Joice Michels.
Paralelas a este curso, a SMFCAS ofereceu, durante os meses de outubro e novembro, outras quatro capacitações práticas, todas voltadas para usuários dos serviços da rede de assistência social. De acordo com a pasta, são elas: Técnicas de Higiene e Limpeza, Técnicas de Vigilância, Instalação de Ar Condicionado e Cuidador de Crianças.
Morador do bairro Itatiaia, Herbert Ramos ficou sabendo do curso no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e viu na oportunidade a chance de ampliar o seu conhecimento.
– Deixo aqui meus parabéns por essa iniciativa. É um incentivo para a população – disse Herbert.
O usuário destacou ainda que esta não é a primeira vez que participa de uma capacitação oferecida pela Prefeitura.
– Também fiz o curso de instalação de ar condicionado – lembrou.