CRISE CLIMÁTICA

Prefeitura de Gravataí orienta sobre a poda de manutenção de árvores

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (Sema), informa que, conforme a  Lei Municipal nº 3565/2014, preferencialmente durante os meses de maio, junho, julho e agosto, fica permitida a poda de manutenção de árvores em propriedades particulares, devido à época de repouso vegetativo. No período dos chamados meses sem “R” , aos proprietários é permitida a poda de exemplares vegetais arbóreos que não sejam considerados imunes ao corte. 

A poda permitida, sem autorização prévia da instituição, é de até três metros de galho. Acima dessa medida, é necessária a autorização da Sema. A secretaria reforça que o manejo não deve ser realizado quando os ramos estiverem próximos à rede elétrica.

“É importante frisar que, em caso de presença de ninhos, a poda é proibida. O que pela Lei n° 9.605/2008, é considerado crime ambiental”, reforça Diego Moraes, secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal. 


“Tendo em vista os eventos naturais ocorridos nos últimos meses, a população deve contribuir também com os órgãos Públicos para a sua segurança e a segurança de todos agindo de forma preventiva, realizando a poda anual de árvores sob sua responsabilidade em conformidade com a legislação”, declara o coordenador da Defesa Civil de Gravataí, Paulo Roberto. 

Paulo reforça que a responsabilidade da poda é do proprietário. Sendo de responsabilidade da prefeitura, além da poda de árvores em logradouros públicos, o corte ou remoção de árvores, apenas, quando ocorre queda ou casos de queda iminente. E, quando se tratar de serviços de emergência, ocorridos por eventos adversos naturais, como tempestades e vendavais.

“Para a correta destinação dos resíduos verdes, a população conta com os ecopontos existentes na cidade, pois o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental e de causar transtornos em dias de muita chuva, sendo causador de proliferação de animais e insetos prejudiciais a saúde e causam um mau aspecto para a Cidade”, relata o coordenador da Defesa Civil.

Confira abaixo os endereços e horários de funcionamento de cada ecoponto: 

Ecoponto Ciprestes
Endereço: Rua Ciprestes 180, Castelo Branco
Telefone: (51) 3600.7044
Horário de Funcionamento: 08h às 17h.

Ecoponto Princesa 
Rua Jorge Tadeu s/n, Residencial Parque do Sol
Telefone: (51) 3600.7377
Horário de Funcionamento: 08h às 17h.

Ecoponto Parque dos Eucaliptos
Rua Barnabé 1501, Parque dos Eucaliptos
Telefone: (51) 3600.7509
Horário de Funcionamento: 08h às 17h.

Ecoponto Estrela
Rua Estrela 480, Parque Ipiranga
Telefone: (51) 3600.7508
Horário de Funcionamento: 08h às 17h.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade