OBRAS

Prefeitura de Gravataí faz obras no entorno do Arroio Demétrio para garantir vazão da água

Desde outubro de 2023 a Prefeitura de Gravataí está operacionalizando melhorias na rede de drenagem do município. As ações, que iniciaram por conta do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDRU), estão ocorrendo desde ontem no bairro Itatiaia.

As equipes da Secretaria de Obras Públicas (Smop) estão promovendo uma limpeza dos valos no entorno do Arroio Demétrio. O objetivo é garantir a vazão correta do esgoto pluvial, evitando que o local sofra com as cheias dos arroios e do Rio Gravataí.

De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, o município já conta com o PDDRU, que busca a qualificação dos sistemas de drenagem da cidade.

“Este trabalho de drenagem está sendo feito em todo o município. Além desta área aqui no Itatiaia, que engloba o Arroio Demétrio, também vamos atuar na região do Arroio Barnabé, que passa pelos bairros Vila Rica e Vale Ville, por exemplo. Vamos melhorar cada vez mais a drenagem das águas pluviais de Gravataí”, garante.

O secretário de Obras Públicas Guilherme Ósio explica que este é um trabalho de várias etapas, que teve início com a limpeza às margens do Rio Gravataí e vai seguir com o trabalho em todas as regiões da cidade.

“Hoje, aqui no Itatiaia, uma região que foi atingida pelas enchentes do início de maio, estamos promovendo esse trabalho de limpeza. Essa ação também vai beneficiar os moradores do bairro Jardim do Cedro. Como já fizemos este serviço em outros pontos, sabemos que ele é eficaz, só precisávamos que as condições do tempo nos permitissem colocar as máquinas para trabalhar”, afirma.

Morador do bairro há mais de 20 anos, Selmar Souza destaca a necessidade do serviço que está sendo feito e também a conscientização do poder público e da população sobre as questões ambientais.

“Na última enchente o que a gente notou foi que a água baixou bem rápido. O que nós queremos saber agora é o que foi feito de diferente, para continuar este trabalho, pois eu acredito que tenha solução. A gente precisa viver em paz, em casa, sabendo que vai chover e não vai encher a casa de água”, ressalta.

Além disso, Selmar também lembra da necessidade de um trabalho de conscientização sobre a questão do lixo.

“Com a ajuda do povo e do pessoal da Prefeitura a gente consegue achar uma solução. Tem que trabalhar a questão dos lixos também, que a gente sabe que é um dos maiores problemas. O povo precisa ter uma cultura diferente com o lixo, que é um dos fatores que ocasiona todas estas enchentes. Então, em conjunto, precisamos identificar o que precisa ser feito e executar para ver o resultado”, conclui.

Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais

Atentas às novas realidades climáticas, Gravataí prevê um investimento de mais de R$ 300 milhões e uma modernização de toda a rede de drenagem do município. Desde o ciclone extra tropical de junho de 2023 e nos eventos que seguiram em setembro de 2023, janeiro e maio de 2024, a Prefeitura já refez o serviço de micro e macro drenagem em mais de 70% da cidade e começou a construir soluções.

Dentre as principais ações, foi feito o desassoreamento completo do Arroio Oriçó e do Arroio Demétrio, incluindo o trecho Freeway/Rio Gravataí. Além destes, arroios nas regiões da Morungava, Costa do Ipiranga, Cerro Azul e pontos nas RS-020 e 030 também passaram por melhorias e adaptações para evitar alagamentos. Tudo isso dentro do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais.

O PDDRU prevê a estruturação de um cadastro de rede de drenagem, delimitação das faixas de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e avaliação das inundações das sub-bacias dos arroios Barnabé, Demétrio, Brigadeira e do Rio Gravataí, entre outras medidas. O projeto é composto por um comitê que conta com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) e as empresas que executarão o plano, Concremat Engenharia e Rhama Analysis.

Buscando a prevenção de alagamentos e a modernização da rede drenagem, será necessário atuar em todas as regiões de Gravataí. O entorno do campo do Esporte Clube Bagé, a Cohab C, abaixo do Morro do Coco, a Avenida Gravataí e os bairros Neópolis e Rosa Maria são alguns exemplos.

Para a Vila Rica já há um projeto novo e adequado. Será necessária a construção de um dique no canal do Arroio Barnabé e realocação de 40 residências que estão no leito das obras, além de uma casa de bombas para a melhor drenagem. Além disso, a Prefeitura de Gravataí também já conta com projetos em andamentos e obras por iniciar para a construção de três bacias de amortecimento, desde a Morada do Vale até a Vila Rica.

As obras também contarão com melhorias no esgotamento sanitário, pois será necessário o isolamento de toda a rede de esgoto cloacal da Corsan, que atravessa o bairro.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade