NEGÓCIOS

Como Gravataí capacita micro e pequenas empresas para participação em compras públicas

Com o objetivo de fortalecer os empreendimentos locais e ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas contratações públicas, a Prefeitura de Gravataí promoveu, na última quarta-feira (30), o Curso de Capacitação em Compras Públicas. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em parceria com a Sala do Empreendedor e o Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (Smat). A atividade aconteceu no auditório do Sindilojas e reuniu empresários e profissionais do setor.

A capacitação foi conduzida pela equipe técnica da Smat, liderada por Carla Mendes, diretora do Departamento de Licitações e Contratos, e Juliana Coelho. Ao todo, 18 empresas do município participaram, sendo formados 27 analistas especializados na área de licitação, capacitados para atender às exigências legais e técnicas dos processos licitatórios municipais.

A formação teve como propósito principal preparar os empresários para que possam competir com mais segurança e eficiência nos editais públicos, aumentando suas chances de êxito nas contratações. Além de qualificar os empreendimentos, a ação contribui para tornar o processo de compras do município mais inclusivo, competitivo e eficiente.

O secretário da SMDET, João Maria Lima de Campos, destacou a importância estratégica da capacitação, tanto para o setor privado quanto para a administração pública. “Além de beneficiar diretamente os pequenos negócios, a ação representa um avanço estratégico para o poder público, na medida em que amplia e qualifica a base de fornecedores locais, assegurando maior eficiência, qualidade e economicidade na prestação de bens e serviços à administração”, afirmou.

A capacitação integra um conjunto de ações da Prefeitura voltadas ao fomento do desenvolvimento econômico local, estimulando que mais empresas da cidade se qualifiquem e participem ativamente das aquisições públicas. Ao promover a circulação de recursos dentro do próprio território, a administração municipal fortalece o tecido econômico de Gravataí e contribui para a geração de emprego, renda e sustentabilidade nos negócios locais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade