Gravataí segue buscando capacitação e formas de melhorar o serviço oferecido para a população atingida pelas enchentes do mês de maio. Na última sexta-feira, 25, a Prefeitura recebeu os técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para auxiliar e orientar nas ações de restabelecimento e assistência às vítimas das enchentes. O grupo é coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Durante a reunião, a equipe do Gade recebeu as demandas de Gravataí, que decretou Situação de Emergência, e orientou sobre preenchimento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A ferramenta, além de servir para o reconhecimento de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, também facilita a solicitação da transferência de recursos federais para auxiliar o município.
De acordo com o secretário de Obras Públicas Guilherme Ósio, Gravataí vem fazendo um trabalho de restabelecimento muito positivo, que transformou a cidade em referência para toda a região metropolitana.
“A visita dos técnicos do Gade vem para somar no serviço que já estamos colocando em prática. É dessa forma, nessas trocas, que conseguimos aprimorar ainda mais a nossa entrega para a população. Vamos colocar em prática o que foi aprendido hoje e continuar atendendo a nossa comunidade com capacidade”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil e Guarda Municipal Paulo Roberto se mostrou satisfeito com a visita do Gade à Gravataí.
“Esse apoio vai agilizar a transferência de recursos federais, nos dando um maior suporte financeiro. Dessa forma podemos dar melhores respostas para nossa população no que diz respeito ao restabelecimento e assistência a pessoas afetadas”, conclui.
Também participaram da reunião o secretário adjunto de Serviços Urbanos Mauro Greco, a diretora do departamento da Proteção Social Especial Bianca Guedes e os técnicos do Gade e os agentes do grupo de apoio a desastres Daniel Bernardo Rodrigues, Jacques Prates de Oliveira e Paulo Andresson Caetano.