SAÚDE

Alerta internacional e local: Gravataí reforça importância da vacina tríplice viral contra o sarampo

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está reforçando a importância da vacinação contra o sarampo. A imunização é feita com a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba, e está disponível gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde do município.

A vacina é indicada para pessoas de 1 a 59 anos, exceto gestantes. Segura e eficaz, é considerada fundamental para a proteção de milhões de brasileiros todos os anos.

O reforço da campanha ocorre após a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitir, nesta segunda-feira (29), um alerta aos países das Américas para que intensifiquem a imunização, diante do crescimento acentuado de casos da doença na região.

Altamente contagioso, o sarampo é transmitido pelo ar, por gotículas da fala, espirro ou tosse, podendo causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas.

“Vacinar é um ato fundamental, não só para proteger o indivíduo, mas todo o coletivo. Nossos profissionais seguem empenhados em imunizar a população. Temos uma rede ampla, com atendimento em horários alternativos, que facilitam o acesso para todos”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

O objetivo do município é imunizar 95% do público-alvo. Atualmente, a cobertura da 1ª dose está em 96,04%, enquanto a 2ª dose registra 75,38%. Para elevar esses números, as unidades de saúde realizam busca ativa de pessoas não imunizadas ou com esquema vacinal incompleto.

Quem não tem certeza se já recebeu a vacina deve procurar a unidade de saúde mais próxima para conferir a situação vacinal. O município alerta que manter as doses em dia é essencial para proteger a si mesmo e toda a comunidade contra doenças que podem ser prevenidas.

Esquema vacinal da tríplice viral

  • Crianças de 12 meses a menores de 5 anos
    • 1ª dose: aos 12 meses (tríplice viral)
    • 2ª dose: aos 15 meses (tetraviral ou tríplice viral + varicela)
  • Pessoas de 5 a 29 anos
    • Duas doses da tríplice viral
  • Pessoas de 30 a 59 anos
    • Uma dose da tríplice viral
  • Trabalhadores da saúde
    • Duas doses, independente da idade

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade