CRISE CLIMÁTICA

Prefeitura de Gravataí tem ferramenta para acompanhar e esclarecer dúvidas sobre Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil; Saiba como acessar

Com o objetivo de trazer ainda mais facilidades para a população solicitar o Auxílio Reconstrução, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e junto com a startup GovTools, disponibilizou mais uma aba na ferramenta. A nova funcionalidade permite consultar a situação em que o cadastro se encontra.

Após acessar o link https://rs.govtools.app/gravatai/auxilio-reconstrucao, o usuário deve clicar na aba ‘Consultar Situação’ para verificar em que etapa o seu cadastro se encontra.

Se o cadastro estiver em status ‘Aprovado’, basta acessar a plataforma GOV, por meio do link disponibilizado. Quando a mensagem informar que o cidadão não está cadastrado, é necessário fazer o cadastro clicando na aba ‘Auxílio Reconstrução’.

“Todos os gravataienses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponibilizado pela Prefeitura, através da Defesa Civil e SMICT/GovTools, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal. Coordenamos este projeto desde a análise e construção da solução junto com a startup GovTools. Nosso trabalho envolveu a análise detalhada das áreas atingidas pelas chuvas e o fornecimento de suporte presencial aos cidadãos, facilitando o acesso ao Gov BR e auxiliando na identificação de CEPs e na retificação de dados relacionados ao CPF. Esse trabalho nos honra profundamente, pois estamos acolhendo e fornecendo as informações necessárias para que as pessoas possam usufruir dos recursos essenciais à retomada de suas vidas”, relatam as coordenadoras do projeto, Selma Fraga, assessora especial do Gabinete do Prefeito e coordenadora de Projetos da SMFPO, e Fabiana Machado, assessora da SMICT.

A equipe da Smict preparou um passo a passo para esclarecer dúvidas sobre o uso da ferramenta. Confira:

1) Há um canal específico para esclarecimentos de dúvidas sobre a conta gov.br, basta acessar o link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/atendimento-gov.br. Também foi criada uma opção exclusiva para atendimento – Clica “Falar com atendente”, preenche seus dados e seleciona opção 8 – Reconstrução Rio Grande do Sul;

2) Não tenho conta no GovBr. como faço para confirmar a solicitação do benefício? O cadastro pode ser feito pelo site acesso.gov.br ou pelo aplicativo GovBR para celulares. É preciso informar o número do CPF, fazer reconhecimento facial e indicar um e-mail;

3)Qual vai ser a data do pagamento? A data do pagamento depende do processamento dos dados pelo governo federal e da confirmação dos dados pela família. Quanto antes a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entra na conta. A confirmação será enviada para a Caixa Econômica Federal, que leva em torno de dois dias após a confirmação para efetuar o pagamento.

4)“Tive a casa alagada mas estou abrigado em outra cidade. O que devo fazer?”, a pessoa deverá ser cadastrada pela Prefeitura da cidade onde mora. Neste caso, famílias alojadas ou abrigadas em outras cidades deverão procurar a prefeitura do município de sua residência para serem cadastradas.

O Auxílio Reconstrução é destinado a famílias desalojadas ou desabrigadas, residentes em áreas inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos, em decorrência dos eventos climáticos no Estado do Rio Grande do Sul.

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