A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Smop), iniciou o ano dando andamento no trabalho de desassoreamento dos arroios do município. A iniciativa prevê a continuação da limpeza do Arroio Demétrio e do Arroio de Morungava.
Idealizada em duas etapas, a limpeza do Demétrio já teve o trecho que compreende das pontes do Parque dos Anjos até a Freeway atendido, restando sua extensão que segue até o Rio Gravataí. Desde a última semana, as equipes da Smop passaram a cuidar das águas do arroio de Morungava.
A Secretaria fará a remoção de árvores, galhos e resíduos que agravam os casos de alagamentos e transbordo. A ação é uma medida de prevenção aos cenários causados por chuvas fortes e eventos climáticos vivenciados pelos moradores de Gravataí ao longo de 2023.
O desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais.
Rogério da Silva, conhecido pela comunidade como Rogerinho, é morador do Cerro Azul há 14 anos e expressa a importância de ver a ação sendo realizada na região.
– Eu acredito que aqui não teremos mais enchentes. A Morungava sofreu com os alagamentos no ano passado, então essa limpeza vai ser muito boa. É muito bom para a Morungava e para toda cidade cuidar dos nossos arroios – disse.