A Prefeitura de Gravataí assinou convênio para a realização de reformas na sede da associação do Quilombo Manoel Barbosa. Com isso, ficaram firmadas a autorização e a aquisição de materiais de construção e a execução de melhorias e manutenção do local, no qual, também, será construída uma academia de ginástica ao ar livre.
– A realização dessas melhorias estruturais auxiliará para que a gente siga realizando as ações de promoção da saúde para a comunidade – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, que esteve presente no evento.
Conforme o secretário, o município destinará os recursos financeiros oriundos do Incentivo Financeiro à Estratégia de Saúde da Família Quilombola – ESFQ.
A presidente da associação, Carmen Lúcia dos Santos, agradeceu a presença das autoridades presentes, como a primeira-dama Marlene Zaffalon, e lembrou da importância da cultura quilombola, dos ancestrais e das origens da comunidade.
– A presença da primeira-dama foi muito importante. Ela demonstrou que quer nos ajudar e fazer ações pela nossa comunidade. Foi tudo maravilhoso, o mais importante foi a assinatura do contrato da reforma da nossa sede. Eu não sabia que seria neste dia – contou Carmen, que, assim como todos os demais moradores do quilombo, não tinham conhecimento de que a assinatura do convênio seria realizada no último sábado.
Durante o evento, que também tratou sobre a saúde da mulher negra, diversas atividades foram programadas para a comunidade local, como conversas sobre pobreza menstrual, oficinas de saúde e dança e ritos ancestrais. A Casa Lilás, por exemplo, participou das ações e fez a doação de roupas e cordão para artesanato, em parceria com a primeira-dama. Já o Projeto Ester – Somos Todas Irmãs doou absorventes às mulheres da comunidade e conversou com elas sobre saúde menstrual.
Para a coordenadora do Comitê de Saúde da População Negra, Karen Pereira, a destinação do recurso para as reformas da sede possibilitará qualificar ainda mais as ações de saúde da comunidade, tanto de prevenção quanto de melhorias no acesso à saúde.
Conforme ela, a assinatura representa um momento “muito importante dentro das ações propostas no nosso plano de ação para o Quilombo Manoel Barbosa, um espaço riquíssimo para atividades de formação e de educação que nos fortalecem de forma intersetorial”.
Localizada no bairro Barro Vermelho, a comunidade do Quilombo Manoel Barbosa é atendida e monitorada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Cecília. A equipe da unidade também promove, sempre que necessário, visitas domiciliares ao local. Além disso, realiza atividades de promoção da saúde à comunidade.
A Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, faz a elaboração e a implantação de programas e políticas públicas voltados à promoção, à prevenção e à assistência para a saúde dos munícipes. Além da USF Santa Cecília, outras 28 unidades de saúde estão espalhadas pelo município com o intuito de prestar atendimentos qualificados aos pacientes que necessitam.
Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, os secretários municipais de Governança e Comunicação Social, Airton Leal, da Educação, Magda Ely, e de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, o assessor de Políticas Públicas para o Negro, Jairton Camisolão, a assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Analu Sônego, o assessor técnico do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Ziegler, e o chefe do escritório da Emater Gravataí, Fabio Del Valle.