Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Cachoeirinha lançou oficialmente o serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na rede municipal pelo SUS. O evento aconteceu na Academia da Saúde e contou com a presença do prefeito Cristian Wasem, da secretária de Saúde Bianca Breier, de servidores da pasta, representantes do Legislativo Municipal e outros convidados.
O novo serviço oferecerá inicialmente Auriculoterapia nas Estratégias de Saúde da Família, no Florescer, no Centro de Saúde da Pessoa Idosa e na Academia da Saúde; Constelação Familiar no grupo do Tabagismo da UBS Odil; e Aromaterapia em unidades de saúde. As agendas para atendimento já estão disponíveis à população.
“Essas práticas irão propiciar aos nossos pacientes um complemento ao tratamento convencional, com o objetivo de reduzir o tempo do tratamento, promovendo o bem-estar e a saúde dos usuários da rede municipal”, destacou a secretária de Saúde, Bianca Breier.
As PICS, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicinas tradicionais e complementares, foram institucionalizadas no SUS em 2006 por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), voltadas à Atenção Primária à Saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, essas práticas podem contribuir significativamente no cuidado de condições como ansiedade, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, entre outras doenças que se tornam cada vez mais frequentes nos serviços públicos de saúde.