A Prefeitura de Cachoeirinha enviou ofício à Corsan notificando a empresa sobre a falta de água em alguns bairros, principalmente na zona norte da cidade.
No documento, feito pela Secretaria Municipal de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, são solicitadas informações sobre o motivo do não abastecimento e prazo para a solução do problema.
Segundo a secretária, Aline Mello, o governo quer uma solução definitiva para a questão.
– Estive no Bairro Chico Mendes e ouvimos a comunidade para fazer os encaminhamentos. Já nos reunimos com a Corsan e estamos cobrando diariamente. Agora, aguardamos a agenda com o Ministério Público para termos um posicionamento definitivo quanto às providências a serem tomadas.
O prefeito Miki Breier destaca que é inadmissível que Cachoeirinha, verão após verão, sofra com a falta de água.
– A Corsan precisa apresentar, urgente, um plano para evitar que a nossa população continue sofrendo. É necessária a renovação e ampliação da rede de distribuição para garantir melhorias a fim de que as pessoas disponham da água com regularidade – aponta.
Em resposta, a Corsan relata que está verificando o que pode ser feito para contornar o problema e alega que existe um excesso de ligações clandestinas nos bairros.
– A título de explicação, no bairro Chico Mendes são 425 residências e somente 18 são usuários, o restante é ligação clandestina. No bairro Canarinho, a situação é semelhante. Devido a elevação das temperaturas e ao consumo elevado, o abastecimento nas residências regulares está sem pressão suficiente para atender a demanda e para contornar a situação de maneira temporária só conseguimos atender com caminhão pipa – diz o documento.