Já são duas semanas de trabalho intenso desde que um temporal atingiu Cachoeirinha no último 16 de janeiro. Desde, então, foram mais de 1.200 toneladas de lixo recolhido pela cidade. A expectativa do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Cachoeirinha, Cléo Pereira, é de que ainda sejam necessárias duas semanas para colocar tudo em ordem.
Segundo o titular da pasta, hoje a principal barreira a ser vencida é o recolhimento de lixos em áreas que já foram limpas.
– O que acontece é que hoje limpamos as ruas e, logo em seguida, as pessoas voltam a colocar lixo. Então está bem difícil de a gente vencer essa barreira porque as pessoas veem que a equipe de limpeza passou, muitas vezes esperam a gente terminar, vão lá e colocam mais galhos, mais sujeira – diz.
A Secretaria de Serviços urbanos está com 17 equipes na rua só para limpar os estragos das chuvas.
– Estão sendo feitas muitas podas em função do temporal e isso vai gerando mais lixo para ser recolhido. Está bem difícil para vencer, mas a gente está correndo para colocar em ordem. Muitas vezes chegamos para recolher e existe uma árvore inteira, aí precisamos cortar, leva mais tempo, mas estamos vencendo – garante.
O secretário explica, ainda, que quem ainda não teve sua demanda atendida pode entrar em
contato com a Infraestrutura pelo telefone 3041-6217.