A Prefeitura de Cachoeirinha construirá 260 apartamentos para as famílias de baixa renda, com renda mensal bruta limitada a R$4.000,00 (um a três salários-mínimos).
É parte do programa do Governo Federal “Casa Verde e Amarela”, substituto do “Minha Casa, Minha Vida”, e já está autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A próxima fase será uma reunião com a Caixa Econômica Federal, onde será abordado sobre os critérios de financiamento.
Por meio desta parceria, o valor de entrada da casa própria para as famílias será reduzido ou até mesmo zerado. A Prefeitura entrará com uma contrapartida mínima obrigatória de 20% através da cedência do terreno, que complementa os descontos concedidos pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), possibilitando esse benefício às famílias.
Os apartamentos serão construídos na Av. Ari Rosa dos Santos, próximo ao estádio Cruzeirinho e todos os apartamentos terão o primeiro piso com acessibilidade.
– Há mais de 10 anos Cachoeirinha não tinha um projeto habitacional. Estamos muito felizes com a chegada desses 260 apartamentos populares. As famílias farão a inscrição e a Caixa realizará a análise de crédito. Essas famílias terão uma redução no valor de entrada ou até mesmo isenção. Importante salientar que o cadastramento iniciará após a reunião com a Caixa, quando as tratativas já estiverem concretizadas – disse o secretário da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Eder da Silva, sem fixar uma data.
A “Casa Verde e Amarela” tem taxas de juros para o crédito imobiliário de 4,5% em Cachoeirinha.