Como as sabatinas da Acigra são restritas a diretoria e candidatos a prefeito de Gravataí, abro espaço na coluna para divulgação de material enviado pelas assessorias dos candidatos entrevistados
Em encontro com a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), nesta terça-feira, 3, durante reunião-almoço, Marco Alba, candidato a prefeito pela coligação “Gravataí Pode Muito Mais” (MDB, PDT e Agir), anunciou que a sua próxima gestão será ainda mais aberta, transparente e democrática, com a sociedade tendo espaço para acompanhar as principais decisões do governo.
Criador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em 2013 (Lei 3373/2013), Marco Alba foi enfático: “Se tem uma coisa que vamos mudar radicalmente é a relação com a sociedade; vocês vão ajudar nas decisões, a partir do conhecimento mais profundo das estruturas e competências da Prefeitura, para a escolha das prioridades que atendam os anseios da nossa comunidade”.
Conforme Marco, um gestor comprometido com a cidade não decide unicamente pelas suas convicções, mas, sim, a partir do que é justo e correto a ser feito. “Por vezes, posso ter opinião diferente do que eu tenho de decidir.” Ao apresentar seu plano de governo, Marco adiantou que em sua futura administração dará tratamento especial ao Plano Diretor, contemplado no eixo do Desenvolvimento Urbano Sustentável. “Será umas primeiras pautas, porque a cidade se organiza a partir disso, e os setores econômicos diretamente afetados precisam ser ouvidos e respeitados, têm de estar dentro desse debate”, reiterou.
O ex-prefeito, com suas gestões (2013/2016 e 2017/2020) reconhecidas pela transparência e responsabilidade fiscal e financeira, tendo pago mais de R$ 400 milhões de dívidas herdadas, o que permitiu “arrumar a casa”, lembrou da importância do equilíbrio das contas. Recordou que, ao assumir, em 2013, o comprometimento da receita corrente líquida com o pagamento de dívida era de 56%.
“Em 2020, fechamos com 26%, sendo que, em 2018, havíamos reduzido para 14%; e ao final de 2023, pelos dados do TCE (Tribunal de Contas do Estado), o endividamento já havia passado dos 54%.” A regularidade fiscal, alertou Marco, é fundamental para que a Prefeitura esteja em condições de realizar obras maiores.
Candidato a vice-prefeito, o vereador Thiago De Leon disse o quanto é importante a utilização de ferramentas de tecnologia e informação para que Gravataí possa ser melhor divulgada, atraindo novos empreendimentos que irão gerar mais emprego e renda. Reafirmou um dos principais compromissos do futuro governo, a educação: “A educação está intimamente ligada ao desenvolvimento Econômico; por isso, vamos criar novas vagas em creches, para que as mulheres possam trabalhar”.
O ex-prefeito e candidato Marco Alba também esteve acompanhado da esposa, a deputada estadual Patrícia Alba (MDB).