A Prefeitura de Gravataí está descentralizando para as unidades de saúde da família (USFs) o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, que estava concentrado, prioritariamente, nas unidades de pronto atendimento (UPAs).
As UPAs seguirão disponíveis e atendendo a população, principalmente, nos finais de semana e durante a noite, quando os serviços são realizados, somente, por estas instituições.
Conforme o coordenador da Atenção Básica, Luciano Albrecht, as USFs estão atendendo a população conforme a sua capacidade de acolhimento. Luciano, ainda, ressaltou que, durante os horários de atendimento descentralizado, os munícipes deverão procurar, somente, a sua unidade de saúde de referência (mais próxima de sua residência).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, em Gravataí, a população tem acesso a 20 unidades de saúde da família, que estão alocadas em diversos pontos do município e prontas para servir às demandas dos gravataienses, conforme região de atendimento.
Nestes locais, os pacientes sintomáticos têm acesso a todo o processo de acolhimento necessário, que integra o atendimento médico e o encaminhamento, se necessário, para o agendamento da coleta do exame de detecção do coronavírus. Em relação ao atendimento médico nas UBSs, as consultas seguem ocorrendo normalmente, sendo agendadas pelo serviço de teleagendamento.
Já o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, reforçou sobre a importância da população seguir respeitando as recomendações de distanciamento social e de enfrentamento ao coronavírus, além de manter seu esquema vacinal sempre atualizado.
– Tem sido expressiva a procura por atendimento em nossos serviços, que aumentou cerca de 30%, todavia, não há ampliação nas internações ou nos casos graves. Portanto, é necessário que a população siga buscando a aplicação da vacina nas unidades de saúde do município – disse.
O cronograma de imunização, com todas as informações, como datas, horários e locais, é publicado, diariamente, nas redes sociais da Prefeitura de Gravataí. Nas unidades, além da vacina contra a covid-19, também é possível receber o imunizante contra o vírus influenza.
ONDE PROCURAR ATENDIMENTO
: UPA da 74 – Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 2345, parada 74.
: UPA das Moradas – ERS-020, 2300, Morada do Vale 2.
: USF Águas Claras – Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030.
: USF Aristides D'Ávila – Rua Aracajú, 294, Parque dos Anjos.
: USF Barro Vermelho – Rua Sagrada Família, 275.
: USF Breno Garcia – Rua Odila Gay, 330 – Loteamento Breno Jardim.
: USF Cohab C – Rua Otelo Rosa, 211.
: USF Costa do Ipiranga – Rua Leonel Cabeleira Bitelo, 271.
: USF Érico Veríssimo – Rua Divinéia, 13.
: USF Granville – Rua Capitão João Dorneles, 235.
: USF Itacolomi – RS 020, 8418, parada 79.
: USF Itatiaia – Rua Adelino M. de Souza.
: USF Morada do Vale II – Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030.
: USF Morungava – Rua Papa João XXIII, 28, parada 96.
: USF Neópolis – Av. São Paulo, 65.
: USF Nova Conquista – Rua Jardim do Paraíso, 530.
: USF Parque dos Anjos – Rua Cincinato Jardim do Vale, 207.
: USF Parque dos Eucaliptos – Rua Cel. Sampaio, 614.
: USF Princesa Isabel – Rua Concórdia Costa, 222 – Parque do Sol.
: USF Santa Cecília – Estrada Barro Vermelho, 375.
: USF São Marcos – Rua Paes de Andrade, 509 – Itacolomi.
: USF São Vicente – Rua Marco Polo, 935.