SAÚDE

Previne Brasil: Saúde de Gravataí obteve o melhor desempenho na atenção básica entre as maiores cidades do RS em 2023

Gravataí registrou o melhor desempenho entre as cidades com mais de 200 mil habitantes do Rio Grande do Sul no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços de atenção básica ofertada a partir de sete indicadores.

Conforme média dos quadrimestres avaliados em 2023, Gravataí apresentou Índice Sintético Final de 8,73, sendo 10 o máximo possível, o que reforça o compromisso adotado pela Prefeitura de Gravataí na busca permanente de levar saúde de qualidade à população. 

– No início do nosso governo, criamos o programa Qualifica Atenção Primária, em que um dos eixos era voltado ao Previne Brasil, que mede a qualidade da atenção primária. Esse resultado é fruto do trabalho das nossas equipes, com profissionais altamente qualificados – diz o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

A atenção primária é caracterizada como a principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde, sendo responsável por atributos como atendimento integral e acompanhamento de pacientes durante todos os ciclos de vida. Composta por 30 unidades de saúde, 57 equipes de Saúde da Família (ESF), 22 equipes de Atenção Primária (eAP) e 22 equipes de Saúde Bucal (eSB), a atenção básica de Gravataí possui uma das maiores coberturas da Região Metropolitana. 

Conforme o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, tais resultados atingidos pelo município ratificam os méritos das equipes de saúde que atendem a comunidade gravataiense. Entre os sete indicadores do Previne Brasil, estão tópicos que englobam toda a população: envolvem a saúde da mulher, principalmente a assistência pré-natal e coleta de citopatológico do colo uterino, a saúde da criança, com vacinação, e a saúde do adulto, com acompanhamento de hipertensos e diabéticos, explica Luciano.

Além do eixo assistencial, voltado ao Previne Brasil, a SMS também tem intensificado os esforços na área estrutural. Prova disso são os investimentos para a construção de novas unidades de saúde. Três delas já foram entregues pelo governo municipal: USFs Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Até o final do ano, serão inauguradas outras sete, com amplas, equipadas e modernas estruturas de saúde, beneficiando tanto os profissionais que prestam os atendimentos quanto a população atendida.


OS 7 INDICADORES AVALIADOS PELO PREVINE BRASIL

1 – Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação

2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV

3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado

4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS

5 – Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada

6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre

7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade