A primeira edição da Rua Aberta foi um sucesso em Gravataí. O evento, idealizado pelo prefeito Luiz Zaffalon, reuniu centenas de gravataienses que, mesmo com o sol escaldante, foram conferir a programação de domingo, das 9h até as 18h – embora muitos tenham ficado além desse horário.
– Foi um belo evento e este é só o primeiro. Para o próximo ano, vamos ampliar e fazer os ajustes necessários. A ideia é essa, que a comunidade viva a nossa cidade, que curta os espaços públicos, afinal, é de todos – disse Zaffa.
Segundo a secretária municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), Joice Michels, a Rua Aberta também foi pensada como forma de propiciar aos artesãos da cidade um espaço onde eles possam mostrar e vender seus produtos.
– Foi uma ação totalmente gratuita para os expositores, e a comunidade respondeu positivamente, participando em peso, mesmo com calor forte. Os feirantes estão muitos satisfeitos com essa oportunidade; com certeza, teremos muitas outras feiras ao longo do ano que vem – disse.
Com o intuito de proporcionar maior integração e lazer para a população, a Rua Aberta contou com diversas atrações, começando pelas atividades físicas com os núcleos esportivos, da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SMCEL), e encerrando com o show de rock da banda gravataiense Zero 13 em um tributo a Charlie Brown Jr.
Responsável por abrir a agenda de shows da tarde, o músico tradicionalista Leandro Fagundes destacou a interação que teve, além da plateia presente, com os comerciantes locais e a calorosa recepção por parte da SMCEL.
– Sendo no palco da prefeitura e com a divulgação que ela dá, para nós foi um privilégio. Foi bem legal mesmo – disse.
Para o vocalista Nicolas Falcão, da banda Zero 13, o sentimento foi de gratidão por terem sido lembrados para o evento.
– Para nós, que somos artistas locais e moramos em Gravataí, foi uma alegria e uma surpresa a estrutura do evento. Tanto a organização quanto o espaço, foi algo bonito de se ver. Esperamos que dias como este se tornem rotina na nossa cidade. O município tem artistas incríveis e com o apoio da prefeitura eles podem evoluir cada vez mais – destacou.
Para o prefeito, “cuidar da cidade é fomentar a utilização dos espaços públicos para a população e fazer brotar em todos os munícipes o sentimento de pertencimento que todos devemos ter pela nossa cidade, seguindo o lema: Cuidar e Viver Gravataí!”.
– Queremos que esta programação se torne permanente em Gravataí. Assim como tem o Brick da Redenção, por que não termos o Brick do Parcão? – indagou o prefeito, afirmando que outros eventos como esse ocorrerão na cidade a partir de agora.