INAUGURAÇÃO

Primeiro monumento em homenagem a Exú Bará será inaugurado neste sábado, em Gravataí

O sábado será marcado por uma grande conquista para os praticantes das religiões de matriz africana de Gravataí. Isso porque será inaugurado um monumento erguido em homenagem ao Exú Bará da Rua, na rótula do Distrito Industrial do município.

A inauguração será realizada a partir das 20h30 e está prevista a presença de diversas autoridades da cidade. A iniciativa, financiada pelo Templo Mensageiros da Luz, visa representar o povo do terreiro e oferecer igualdade para religiosos de todos os credos.

Segundo o Táta de Quimbanda Independente, Mestre Lukas de Bará da Rua, membro do Conselho Municipal do Povo de Terreiro e sacerdote do Templo Mensageiros da Luz, a preparação da imagem e do local iniciou em janeiro, quando a instalação foi aprovada na Câmara de Vereadores e autorizada pela Prefeitura de Gravataí.

“Lutamos muito por este projeto, por acreditarmos na igualdade de direito aos mais diversos cultos. E ficamos felizes por agora conseguirmos finalmente inaugurar o monumento” , comemora Mestre Lukas.

A imagem, que possui dois metros e fica em uma plataforma também de dois metros, totalizando quatro metros de altura, foi produzida por um artesão de Osório. Na ocasião, serão reforçadas boas práticas para utilização do local, como descarte correto das obrigações, além de orientação e conscientização acerca das religiões de matriz africana.

Contando com o apoio do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que representa 400 casas de religião registradas e autorizadas em Gravataí, o lançamento representa uma vitória para os gaúchos que cultuam as religiões de matriz africana. Além disso, a instalação não dependeu de recursos públicos.

A cerimônia de inauguração será marcada ainda por uma homenagem a todas as casas de religião do município, bem como autoridades e parlamentares que apoiaram o projeto, com entrega de troféus de premiação.

Quem somos

O Templo Mensageiros da Luz, localizado em Gravataí, é uma das casas de religião de matriz africana registradas e licenciadas do município. Sob responsabilidade do sacerdote Mestre Lukas de Bará da Rua, que atua na área há mais de 20 anos, o templo visa ajudar na busca da felicidade e evolução por meio da espiritualidade.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade