abastecimento

Procon entrega à Corsan processo coletivo por falta de água em Cachoeirinha

Processo Administrativo Coletivo foi protocolado nesta segunda na Corsan por secretário e coordenador

O secretário de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Valdir Matos, e o coordenador do Procon, Fábio Preto, entregaram à Corsan, nesta segunda-feira, Processo Administrativo Coletivo sobre a falta de abastecimento de água prolongada e de repetição. O Procon de Cachoeirinha já recebeu mais de 300 denúncias de desabastecimento de água desde o dia 19, principalmente nos bairros da zona norte da cidade.

De acordo com o processo, a Corsan tem até dez dias corridos para esclarecer as causas da falta de água e informar as soluções adotadas para sanar problema. Foi solicitado que a fornecedora também conceda desconto nas contas de água dos imóveis do município a cada mês em que houver a falta de abastecimento por rompimento da adutora e em percentual maior nos bairros mais distantes da fonte de fornecimento.

A prática de colocar no mercado um serviço impróprio ou inadequado ao consumo ao deixar de cumprir a prestação do serviço de abastecimento de água de forma eficiente, segura e contínua mostra-se lesiva ao consumidor, por isto o Procon ingressou com o Processo Administrativo Coletivo.

Na última sexta-feira, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, entregou a Advertência 1/2021 à Corsan cobrando providências com relação à falta de água, prevendo inclusive uma multa de até 2% sobre o valor arrecadado pela fornecedora no município nos últimos três meses anteriores à notificação.

A Corsan informou na tarde desta segunda-feira que o abastecimento de água já está normalizado. O superintendente da Corsan na Região Metropolitana, André Borges, explicou que houve dois rompimentos de uma adutora em Cachoeirinha na quinta-feira da semana passada e mais um problema elétrico-mecânico no sistema que abastece a cidade e Gravataí no domingo.

O Procon de Cachoeirinha é um dos poucos da Região Metropolitana que está com atendimento presencial durante a pandemia, muito embora os registros possam ser feitos preferencialmente pelo e-mail procon@cachoeirinha.rs.gov.br ou através dos telefones 3471-2835, 3439-1036 e 3041-7114. Para abrir um registro é necessário dados completos do titular do contrato, CPF, endereço e telefone de contato. Alguma fatura, recibo, nota fiscal ou contrato para confirmar vínculo.

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