ASSISTÊNCIA SOCIAL

Como programa de Gravataí vai acompanhar por dois anos 384 famílias em vulnerabilidade

Gravataí passa a contar com novos Agentes de Desenvolvimento Familiar (ADFs) que irão atuar junto aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, reforçando o atendimento a 384 famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação integra o Programa Família Gaúcha, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Ao todo, 12 agentes foram designados para atuar nos seis Cras de Gravataí — Barnabé, São Judas Tadeu, Centro, Annita Luzia Braun, Moradas e Manoel Barbosa —, dois em cada unidade.

Os profissionais serão responsáveis por acompanhar 32 famílias cada, durante um período de 22 meses, promovendo um atendimento contínuo e integrado.

Fortalecimento da rede de proteção social

O secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira, destacou a importância da chegada dos agentes para fortalecer o trabalho já desenvolvido nos Cras.

“Esse é um trabalho fundamental e que vai complementar e fortalecer o trabalho que já é muito bem feito nos nossos Cras. Desejamos as boas-vindas aos agentes e sucesso nessa caminhada, que com certeza vai ajudar muito as famílias gravataienses”, afirmou.

Os Agentes de Desenvolvimento Familiar terão a missão de atuar junto à rede intersetorial de serviços, mediando o contato entre as famílias e as ações do Comitê Local Intersetorial. A função também envolve promover a proteção social básica e integrar os serviços públicos disponíveis no município.

Seleção com base no índice de vulnerabilidade

As famílias que receberão acompanhamento serão selecionadas com base no Índice de Vulnerabilidade da Família do Rio Grande do Sul (IVF/RS), que mede fatores sociais e econômicos. Cada família será vinculada a um Cras participante, garantindo o acesso à rede socioassistencial local e a programas de inclusão e desenvolvimento social.

A chefe da Divisão da Proteção Social Básica, Margarete Farias, destacou o impacto positivo da iniciativa: “É com muita alegria que recebemos esses agentes, que ficarão conosco por dois anos e atuarão em prol das famílias. Eles têm muito a contribuir, atuando em conjunto com as nossas equipes técnicas e mobilizando iniciativas para que cada família possa identificar caminhos possíveis para enfrentar suas vulnerabilidades e ampliar suas oportunidades.

O deputado estadual Dimas Costa celebrou a chegada do programa à cidade: “Essa é mais uma iniciativa do governo do Estado na área social e que vai beneficiar milhares de famílias gaúchas. Gravataí tem sido muito bem vista em todas as áreas, o que é bom e importante para toda a população. Ficamos felizes pelo município receber um programa desses, com agentes competentes e engajados.”

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade