Gravataí vai receber projeto do Rotary para realização de exames RT-PCR, que detectam o coronavírus, em todas as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) do município. A ação que será viabilizada pela Vigilância em Saúde (Viemsa) e pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE) é necessária pois o público predominante nesses locais faz parte do grupo de risco.
Em Cachoeirinha, o projeto CoronaZero, parceria do Rotary com a Prefeitura, já está em curso, como o Seguinte: mostrou em CoronaZero já testa idosos em asilos de Cachoeirinha; assista ao vídeo.
O secretário de Saúde Jean Torman, agradeceu a iniciativa e explicou como irá funcionar a parceria.
– Iniciando ainda no mês de agosto, o Clube Rotary irá disponibilizar os insumos laboratoriais para a realização dos exames. A logística de recursos humanos e coletas de amostras será de responsabilidade do profissionais de saúde do nosso município. Assim, teremos um maior controle de como está a situação nessas instituições, que prestam um serviço tão importante para a cidade.
Além de estarem no grupo de risco pela idade, os idosos das instituições, muitas vezes, possuem alguma doença crônica, o que os tornam ainda mais vulneráveis ao novo vírus. Assim, serão testados profissionais e pacientes, garantindo a segurança de todos que trabalham e moram nas ILPIs. Com essa estratégia será possível realizar um monitoramento da COVID-19 nesses locais e diminuir os casos de contágio.
Participaram da reunião Patricia Silva, diretora da Vigilância em Saúde de Gravataí (Viemsa), a coordenadora do SAE, Tatiane Silva, o coordenador médico Alessandro Lindner e o coordenador da urgência e emergência da SMS Leonardo Machado. Pelo Rotary Clube estavam presentes a médica Jucelei Mello e Nordia Fonseca.
Assista vídeo do CoronaZero em Cachoeirinha