O vereador Fernando ‘Deadpool’ Pacheco (União Brasil) protagoniza mais um dos Grandes Lances dos Piores Momentso. Seu Projeto de Lei no 93/2022, que “autoriza a concessão de bolsas de estudo do curso de medicina para estudantes que residam no Município de Gravataí” é um ‘engana-povo’.
O parlamentar de primeiro mandato quer que a Prefeitura conceda até 10 bolsas gratuitas para pessoas que tenham “estudado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsista integral” e residam em Gravataí “nos últimos cinco anos antes da inscrição”.
Os beneficiados seriam “obrigados a efetuar contrapartida em forma de trabalho na saúde pública municipal com critérios a serem pré-definidos no edital de inscrição e classificação”.
– Sofremos com a falta de médicos. Então, por que não formar médicos no nosso município? Meu projeto de lei tem por finalidade assegurar que em Gravataí não falte mais médicos – postou, em sua rede social.
É desonestidade intelectual. O vereador sabe que o projeto é ilegal, inconstitucional. A Prefeitura não pode conceder bolsas e o exercício da medicina não pode ser tutelado pelo estado. Muito menos um edital público, de livre concorrência, pode ser direcionado para reservar vagas para moradores da cidade.
A proposta será barrada antes de ir a plenário pela comissão de Constituição, Justiça e Redação, que confere a legalidade dos projetos apresentados na Câmara.
Mas já serviu para caçar-cliques, inclusive às custas do “não” que os colegas são obrigados a dar ao projeto.
O custo, se a Prefeitura concedesse apenas as 10 bolsas, seria de quase R$ 5 milhões, e os médicos restariam formados em 2027.
Ao fim, o senhor, que vive nas UPAs e faz seu mandato em cima de denúncias sobre a saúde, lembre dos rostos que vê esperando atendimento pelo SUS. Não os iluda. Retira o projeto, vereador! Poupe também seus colegas de mais um fiasco; da imagem de Câmara ‘caça-cliques’.
Ou então apresente logo um projeto para a Prefeitura construir um hospital público com mil médicos. Poderia aproveitar também e propor a extensão da transposição do São Francisco para o Rio Gravataí, para acabar com a falta de água, ou estender o litoral à nossa aldeia, como tratei em fevereiro em Vereador ainda vai propor salgar o Rio Gravataí para dar praia; As meias verdades e a metade próxima da mentira.
Mentira por mentira…