A manhã desta terça-feira foi de novidade na área profissionalizante para os moradores do Residencial Breno Garcia. Em seu gabinete, o prefeito Luiz Zaffalon recebeu a titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga, acompanhada de representantes do CIEE-RS. O intuito da reunião foi apresentar o projeto “LAB Maker Social”, vinculado ao programa “Usina de Talentos” da secretaria.
O projeto, que será totalmente custeado pela prefeitura, prevê a capacitação de jovens, entre 14 e 24 anos, nas áreas de Mídias Sociais e Fotografia Digital, Designer Gráfico de Produtos, Robótica, Indústria 4.0 e Empreendedorismo Juvenil.
Zaffa destacou que este é um projeto inovador que vai de encontro com as novas tendências do mercado de trabalho:
– A ideia é preparar a gurizada e esta é uma grande oportunidade a qual nós pretendemos oferecer.
Segundo o CIEE-RS, Gravataí será a primeira cidade do Brasil a receber este modelo.
– O maior projeto social na área da inovação, dentro do maior empreendimento habitacional do sul do Brasil – lembrou a secretária municipal da Habitação, Luciane Machado, que também esteve na reunião.
De acordo com a instituição, empresa que deverá ser contratada pela prefeitura para executar o projeto, num período de 12 meses, 400 jovens devem finalizar a capacitação.
Durante a apresentação, foram demonstrados indicadores e de que forma a instituição vai trabalhar para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis. A secretária municipal da Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, que foi uma das idealizadoras do projeto, junto a secretária municipal de Habitação, Luciane Machado, destacou que este vai ser um grande avanço e que segue na linha que o governo vem incentivando:
– O modelo de parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, potencializa jovens talentos para que se tornem independentes sócio e economicamente.
Já a secretária Luciane, lembrou que “se de um lado nós estamos abrindo as portas para startups se instalarem em Gravataí, do outro, nós iremos qualificar os profissionais para atuarem nestas empresas”.
O CEO do Ciee-RS, Lucas Baldisserotto descreveu este, como o maior projeto social já elaborado pela instituição: “nós já desenvolvemos diversos projetos sociais, mas o que está sendo apresentado para Gravataí é, sem dúvidas, o mais inovador. Será um impacto na vida dos jovens”.
Também estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, Gestor da Área de Aprendizagem e Desenvolvimento Social, Gustavo Etcheverry, a coordenadora Melania Lisiak, a psicóloga Pamela Peixoto, o pedagogo Leonardo Barnet e o representante da Lex Consultoria Imobiliária Ronildo Fagundes.