EDUCAÇÃO

Projeto Samuzinho orienta alunos de Gravataí sobre quando chamar serviços de urgência e emergência

De forma lúdica e explicativa, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Breno Jardim Garcia receberam orientações gerais sobre quando chamar serviços de urgência e emergência. Por meio do Projeto Samuzinho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) leva profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a escolas para explicar casos em que os atendimentos são necessários. O serviço pode ser acionado a qualquer momento e horário pelo telefone 192.

O Samu é um serviço público que tem o objetivo de prestar atendimento de maneira rápida à população em casos de urgência e emergência. O serviço de Gravataí conta com profissionais da área técnica, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.

– O Samuzinho vem com o intuito de divulgar e conscientizar a população para o atendimento de urgência e emergência, promovendo assim a educação em saúde para crianças com enfoque ao trote, educação no trânsito e informação sobre Samu em geral – explica a coordenadora do Samu de Gravataí, Jane Fraga. 

Jane acrescenta que, para complementar o projeto, participam professores como ouvintes, com objetivo de se familiarizar com os conhecimentos e informações que são abordados para que saibam se comportar em situações de emergências e tão logo acionar o serviço 192.

Nas salas de aula, os socorristas esclareceram a animados alunos momentos em que devem chamar o serviço. Problemas cardiorrespiratórios, vítimas de acidentes de trânsito, queimaduras graves, choque elétrico, afogamentos e acidentes com produtos perigosos estão entre as situações em que urge a necessidade desses profissionais o mais rápido possível.

– Estamos potencializando as ações de promoção e prevenção à saúde, com o engajamento das nossas qualificadas equipes, em todas as áreas – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. 

Conforme a coordenadora da Promoção em Saúde da SMS, Amanda Dipp, o Projeto Samuzinho objetiva desenvolver atividades teóricas e práticas de primeiros socorros, visando a promoção de educação em saúde para as crianças, bem como conscientizando quanto aos prejuízos das ligações de brincadeiras (trotes), tanto para o Samu quanto para a população.

Os acidentes são as principais causas de morte de crianças de até 14 anos no Brasil, sendo que a grande maioria dessas situações poderiam ser evitadas com atitudes simples. Desta forma, os quatro profissionais envolvidos na temática levaram medidas de prevenção: não entrar em piscinas sem a presença de adultos e não tocar em animais desconhecidos estavam entre as recomendações.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade