Três supostas indicações de Carlos Fonseca (PSB) no governo Luiz Zaffalon (MDB) vão colocar o vereador na fogueira em seu partido, em Gravataí.
É o que informa nota da direção municipal após a publicação no Diário Oficial das nomeações de Joana Darc Alves Garcia como assessora executiva I da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; Mariana Santos Rech como assessora executiva II da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal; e Emerson Claiton Machado da Silva como diretor de departamento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Reproduzo nota enviada ao Seguinte: e, abaixo, sigo.
“…
O PSB de Gravataí instalará processo disciplinar por infidelidade partidária contra o vereador Carlos Fonseca. Conforme o presidente da sigla, Luis Stumpf, o parlamentar já foi notificado diversas vezes por descumprir o estatuto partidário e, nesta semana, a direção do PSB recebeu a informação de que Carlos está indicando filiados de sua confiança para assumirem cargos em comissão na Prefeitura mesmo o partido estando na oposição.
“Lamentável a postura do vereador Carlos Fonseca, que está de parceria com o governo municipal e o MDB de Gravataí (esses mesmos que expulsaram o nosso partido do governo em maio passado). Desta forma, está traindo o PSB, pois está indicando os seus apoiadores e filiados ao nosso partido em CCs do governo Zaffalon. O vereador já tem várias infrações graves de descumprimento ao nosso estatuto partidário, mas esta supera todas as outras. É lamentável.”
Conforme Luisão, será aberto processo disciplinar para apurar a conduta do parlamentar e aplicar a punição cabível.
…”
A saída do PSB foi explosiva, como reportei em artigos como Com voto de Zaffa, PSB de Paulo Silveira está fora do governo em Gravataí; A reunião-bomba e o ’Fantástico Mundo de…’.
Mágoas seguem vivas.
Após a publicação das nomeações no Diário Oficial, na quarta-feira, Luisão enviou ao prefeito prints do Diário Oficial e o artigo ’O MDB do Marco Alba e do Zaffa lembra o PT do Bordignon e da Rita’, diz presidente do PSB, após saída ’humilhante’ do governo, do Seguinte:, lembrando alerta de Zaffa sobre suposta negociação por cargos envolvendo candidatura de Paulo Silveira (PSB) e o vereador Bino Lunardi (PDT) parecer “tráfico de cargos” na base do governo.
– O que dizer agora? – cobrou, em ligação ao Seguinte:, lembrando que as nomeações aconteceram após Carlos Fonseca ajudar na eleição, um dia antes, de Alison Silva (MDB) para Presidência da Câmara, ao não participar de tentativa de articulação dos governistas Demétrio Tafras (PSDB) e Fábio Ávila (Republicanos) com a oposição para lançamento de uma candidatura; o que não aconteceu.
– As três pessoas indicadas têm notória ligação com o vereador e suas campanhas – conclui o presidente socialista.
O processo por infidelidade pode levar até à expulsão do partido e, inclusive, a cassação do mandato do vereador. Mas dependeria de condenações pelas direções municipal, estadual e nacional; além de recursos ao Judiciário.
Reputo não vai dar em nada.
É compreensível o movimento de Luisão e do vereador Paulo Silveira, que integra a direção estadual, já que as indicações do vereador, se confirmadas, mostram um partido sem comando, caso não reajam. Mas a troca de cargos por apoios faz parte da negociação política; e eles sabem bem.
Foi natural em seu sincericídio, mas na Realpolitik considero despropositada, e perigosa, a declaração passada de Zaffa, sobre “tráfico de cargos”, por só ajudar a demonizar ainda mais a forma como a política é observada por leigos.
Ao fim, Printe & Arquive na Nuvem: em março de 2024, data na qual a legislação eleitoral permite a troca de partido sem risco de perder o mandato, Carlos Fonseca vai sair do PSB e se filiar ao Cidadania, partido de Any Ortiz, deputada federal eleita para quem fez campanha em 2022, em dobrada com o socialista José Stédile para estadual.
Até o fechamento deste artigo, o vereador não retornou o contato do Seguinte:.
Poderia, como na frase creditada a uma Joana d´Arc prestes a ser queimada na fogueira, Carlos Fonseca bradar aos (ainda) colegas socialistas: “Mantenha a cruz alta para que você possa vê-la através das chamas”.