SAÚDE

Com fila de três meses, Cachoeirinha reforça campanhas e parcerias para acelerar exames de mama; são mais de 2 mil no ano

O câncer de mama segue como uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, mas o diagnóstico precoce pode ser decisivo para o sucesso do tratamento. Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cachoeirinha reforça as ações de incentivo ao cuidado com a saúde da mulher e à realização de exames preventivos.

Em 2025, o município já realizou 1.868 mamografias em mulheres dentro da faixa etária recomendada ou com risco aumentado para o desenvolvimento do câncer.

“A Secretaria de Saúde tem se empenhado para que consigamos fazer o atendimento mais ágil possível do exame de mamografia, sempre priorizando as pacientes com histórico familiar ou indicativos clínicos que exigem urgência”, destaca a titular da SMS, Bianca Breier.

Mamografias com agendamento pela rede municipal

As mulheres entre 50 e 69 anos são o principal público-alvo para o exame regular, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, que recomenda a realização da mamografia a cada dois anos.
Já mulheres entre 40 e 49 anos devem realizar o exame de acordo com orientação médica individualizada, e aquelas entre 70 e 74 anos podem ser encaminhadas mediante avaliação clínica.

Em Cachoeirinha, o atendimento começa nas unidades básicas de saúde, onde médicos ou enfermeiros fazem o exame clínico das mamas e, se necessário, solicitam o encaminhamento para a mamografia. O agendamento é feito pela Central de Regulação da SMS, que organiza a fila e entra em contato com as pacientes.

O município mantém contrato com o Centro Clínico Raio Som, onde há agenda diária de mamografias.

“A nossa espera está em torno de três meses e meio, o que é considerado um prazo razoável diante da demanda regular atendida pelo Raio Som”, explica Bianca Breier.

Parcerias e mutirões ajudam a reduzir a fila

Para ampliar a oferta de exames, a Secretaria também organiza viagens quinzenais com 25 pacientes a cada 15 dias para o município de Charqueadas, onde realizam as mamografias com transporte garantido pela Prefeitura.

Além disso, uma parceria com o Sesc/RS permitiu, em julho deste ano, a realização de 409 mamografias gratuitas na Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP), instalada temporariamente no Shopping do Vale.

“Foi uma ação pontual que durou 40 dias e contribuiu significativamente para reduzir a nossa fila. A unidade retornará no próximo ano”, adiantou a secretária.

Autoexame é importante, mas não substitui a mamografia

A SMS reforça que o autoexame das mamas é uma prática útil para o autoconhecimento corporal, mas não substitui a avaliação médica nem os exames de imagem. A mamografia é o principal método para detectar alterações suspeitas em estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no país, com estimativa de mais de 73 mil novos casos por ano. O órgão ressalta que há 95% de chances de cura quando o diagnóstico ocorre precocemente.

Como realizar o exame

  • Procure a unidade de saúde mais próxima com documento de identificação e Cartão SUS.
  • O profissional de saúde fará o exame clínico das mamas e, se necessário, encaminhará para a mamografia.
  • O agendamento é realizado pela Central de Regulação e o Centro Clínico Raio Som entra em contato com a paciente para marcar o exame.
  • Pacientes com prioridade médica têm atendimento acelerado.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade