opinião

Que loucura essa aliança do Dimas!; é ‘A Fazenda’

Dimas ouviu do secretário estadual Costella que RS-118 finalmente será concluída

Não por torcida ou secação brinco que, no reality show da política de Gravataí, o insípido, inodoro e incolor PSD do prefeiturável Dimas Costa, e a aliança que cerca, é ‘A Fazenda’.

Gente de diferentes ‘ideologias’ comunga do #2020ÉLogoAli.

Essa foi semana do edredom.

Primeiro, o próprio candidato. Dimas bateu foto, com os dedos batendo na mesa, como se estivesse mostrando ao secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, em sua sala no Centro Administrativo, em Porto Alegre, como a duplicação da RS-118 deve ser concluída. O deputado estadual eleito pelo MDB de Marco Alba, de quem foi chefe de gabinete, e hoje é desafeto, transformou o candidato oposicionista em Gravataí em seu ‘embaixador’ da obra, aquele que, nas palavras do vereador, vai “acompanhar o andamento e comunicar a população”.

Clique aqui para ver o post de Dimas.

Favorito para ser vice de Dimas, o também vereador Evandro Soares (DEM) bateu foto em Brasília com o ministro-chefe da Casa Civil do homem da casa 58, Onyx Lorenzoni, de quem é o número 1 em Gravataí. Entregou um pacote da centenária erva-mate Pagnussat, de Marau, e, postou que estavam na pauta “o governo Bolsonaro, a nossa Gravataí, eleições municipais 2020 e o protagonismo do Democratas no cenário municipal”.

Clique aqui para ver o post de Evandro.

O amorzinho seguiu com Bombeiro Batista, também vereador do PSD, colocando o novo partido do presidente, Aliança pelo Brasil, lá no alto da escada magirus.

Clique aqui para ler o post, que serve como termômetro de que os sete a cada dez votos que o 'mito' fez na aldeia estão aos poucos 'descollorindo'.

Ao Seguinte:, o ex-militar não descartou aderir ao APB, “mas apoiando o Dimas para prefeito”. Alguém ligado a ele possivelmente participará da coleta de assinaturas em Gravataí para a criação do 33º partido brasileiro, entre 75 em formação.

– Eu sou o único bolsonarista do PSD. O Evandro é, e não é, né? Quem sabe o novo partido do Bolsonaro não apoia o Dimas para prefeito? – projeta o parlamentar.

Tem mais: Bombeiro aprovou moção nesta terça – vereadores morrem de medo de votar contra fake news – que condena o plano do governador Eduardo Leite (PSDB), que mexe com os planos de carreira do funcionalismo, incluindo, junto a professores, a categoria dele, os policiais militares.

Nas incoerências do ‘jogo para a torcida’, o mesmo Bombeiro não apresentou, ainda, faça-se justiça, condenando plano análogo apresentado por Bolsonaro para o funcionalismo.

Clique aqui para ler o post da moção.

Como as câmeras estão ligadas 24h na ‘Fazenda Gravataí’, também dá para identificar participantes de outro lado da ferradura: o canhoto. Anna Beatriz da Silva, conselheira tutelar mais votada do Rio Grande do Sul em 2017, que encerra o segundo mandato este ano e é candidata a vereadora em 2020, postou que “em um lugar onde não há atividades culturais, a violência vira espetáculo”. Se eu faço essa postagem no Facebook, logo alguém comenta: ‘petralha’, ‘comunista’ e etc.

Apesar de toda discrição dela, diferente do midiático marido Dimas Costa, por minha amiga cometo a inconfidência: Anna é #EleNão.

Como cada Ideologia tem a Inquisição que merece, como bem lembrava Millôr, se eu praticar o mesmo exercício analisando o governo Marco Alba (MDB), os candidatos a sucessão do prefeito, a candidatura de Anabel Lorenzi do PDT de Rosane e Daniel Bordignon, talvez encontre 'Big Brothers' ou 'De Férias com a Ex' Gravataí.

Ao fim, pragmaticamente, noves fora zero a ideologia dos políticos. É Jorge Luis Borges quem dizia que “são poucos os políticos que sabem fazer política; mas, quando um intelectual tenta entrar nesse meio, então é o fim do mundo”. Confesso, utópico, tenho dificuldade em aprender o que ensina outra millôriana: "a ideologia é o caminho mais longo entre o projeto e sua realização”.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Três vezes teatro

Foi uma verdadeira maratona, e valeu cada segundo. Estive por alguns dias em São Paulo visitando meu amigo Wesley (amizade dos tempos do Orkut!) e tivemos uma intensa programação teatral,

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade