Seja em família, com os amigos, com seu par ideal ou mesmo sozinho, os feriadões são ótimas opções para quem quer dar uma pausa na correria do dia a dia e pegar a estrada. Caso você esteja pensando em viajar no feriado de 7 de setembro, mas ainda não sabe para onde ir, que tal conhecer o Uruguai de carro? Afinal o país vizinho fica cerca de 520 quilômetros de Porto Alegre e o percurso da viagem é de aproximadamente oito horas.
O Uruguai é pequeninho, sendo menor que o Rio Grande do Sul em território. Com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um clima muito agradável os 'hermanos' figuram em 1º lugar em qualidade de vida e desenvolvimento humano na América Latina. O melhor caminho para deslocar-se da Capital até o Uruguai é pela BR-116, partindo em direção a Pelotas, e de lá em direção ao Chuy. A estrada deles é muito boa e pedagiada.
: Casapueblo é amor a primeira vista
Para passar pela fronteira é necessário a carteira de identidade em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou passaporte válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento. Não esqueça que o motorista terá que apresentar para entrar no país a famosa carta verde que é o seguro contra terceiros exigido. Alguns bancos, corretoras e despachantes realizam esse serviço e o valor é determinado conforme o tempo de estadia.
Um dos principais destinos turísticos do Uruguai são Montevidéu e Colônia do Sacramento. Estas cidades possuem estilos diferentes e oferecem atividades bem distintas. Mas nesta viagem de apenas quatro dias, o recomendado é passear apenas pelo litoral começando por Punta Del Diablo. Bastante badalada no verão, recebe em suas pousadas e hostels turistas de tudo que é lugar do mundo. Já em Valizas é a 'hipongagem' que toma conta com seus artesanatos espalhados por todos os cantos. Mais a frente o Forte de Santa Tereza construído em 1762 atrai muitos visitantes. Localizado dentro de um parque nacional arborizado, cheio de campings e praias, abriga também um museu que conta um pouco da história do lugar.
: Punta Del Este chama atenção pelo seu luxo
Dirigindo alguns minutos, chega-se a charmosa Cabo Polônio. A reserva natural que não tem água encanada e energia elétrica, a noite é iluminada apenas pelo farol. Para conhecer o local é necessário deixar o carro no estacionamento e embarcar em um transporte 4×4. A viagem dura cerca de 20 minutos e a entrada custa cerca de R$ 40. Além de duas praias lindas e um centrinho com produtos artesanais e bares, os lobos e leões marinhos são uma atração a parte.
: Cabo Polônio encanta os visitantes pelo seu charme
La Pedrera e La Paloma contam com excelentes restaurantes para comer. Os barzinhos ficam abertos e servindo o público, que vira as noites nas ruas. Percorrendo cerca de 110 quilômetros chega-se a Punta del Este que já foi considerado o balneário mais luxuoso da América do Sul. Todas as praias são muito disputadas, como as de ondas fortes encontradas na Playa Brava, tanto como as águas tranquilas e cristalinas da Playa Mansa. Os lobos marinhos e os iates roubam a cena na famosa Marina e o Monumento Los Dedos fazem a festa dos turistas que se esforçam por uma boa 'selfie.'
: A fomação rochosa é o diferencial de La Pedreira
Outro lugar perto de Punta e que vale a visita é a Casapueblo. Situada em Punta Ballena a casa com inspiração grega foi construída pelo artista Carlos Villaró e hoje abriga uma galeria de arte, hotel e um mirante para admirar o belíssimo pôr do sol da região. Ao lado, vale também a visitar o vilarejo de José Ignácio que mistura o rústico com o sofisticado. Na volta para casa não deixe de passar nos Free Shops para comprar com preços bem menores que aqui no Brasil perfumes, eletrônicos, além dos tradicionais alfajores e doce de leite.
: Lobos marinhos fazem sucesso com os turistas
PARTICIPE DA COLUNA
Mande suas sugestões e dicas de viagens. Além do site do Seguinte:, você me encontra no perfil do Instagram @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com.