A professora Magda Ely é a nova secretária da Educação, no lugar de Sônia Oliveira, falecida na última semana na tragédia que vitimou também o marido José Ricardo de Abreu e reportei nos artigos Tragédia leva Sônia Oliveira, filha de Dorival, secretária da educação e ’rainha’ do MDB de Gravataí e Uma despedida da grandeza de Sônia Oliveira em Gravataí; Assista.
Magda, que era coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação e próxima à ex-secretária, foi empossada nesta terça-feira em uma cerimônia discreta apenas com a presença do prefeito Luiz Zaffalon, do presidente da Câmara de Vereadores Alan Vieira, da deputada estadual Patrícia Alba e do ex-prefeito Marco Alba.
Com 38 anos na rede pública de educação de Gravataí, Magda é pós-graduada em educação e ocupou cargos de ponta na SMED desde o governo Sérgio Stasinski.
– Assumo a Smed para dar continuidade ao excelente trabalho que a secretária Sonia desenvolvia à frente da educação do município – disse.
Em 3 de agosto, quando foi confirmada a morte de Sônia, Magda fez postagem sobre a amiga em seu perfil no Facebook. Siga a íntegra e, abaixo, concluo.
“…
O mundo nos prega muitas surpresas, muitas delas nos fazem sofrer, trazem tristeza, dor e luto. A sua partida, tão prematura, foi uma dessas surpresas imprevisíveis do destino que nos tiram o chão.
Ninguém poderia imaginar que você nos deixaria tão cedo, tão abruptamente. Deixa um imenso vazio em nossas vidas e em nossos corações. Depois da sua partida, a nossa vida nunca mais será a mesma, mas você sempre estará viva em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas vidas nas grandes e pequenas recordações.
O seu amor pela vida continuará pulsando em nós. Siga o seu caminho em paz, iluminado pelas bênçãos de Deus. Nós estaremos aqui, rezando por você e enviando nossas energias positivas de amor e carinho. Descansa em Paz querida Sonia Oliveira????
…”
Ao fim, acerta Zaffa em nomear para o cargo Magda Ely, uma servidora com décadas de experiência na rede de educação. Não será tarefa fácil conduzir o campo minado da educação com a credibilidade e capacidade de diálogo que tinha Sônia Oliveira.
É também um sinal de que o prefeito seguirá os passos do antecessor, Marco Alba, que pouco deixava indicações de políticos prevalecerem sobre aspectos técnicos no primeiro escalão do governo.
O desafio está colocado para Magda: administrar R$ 1 bilhão de orçamento nos próximos quatro anos.