SEGURANÇA

Ranking aponta Cachoeirinha como cidade mais segura da Região Metropolitana

Cachoeirinha é a cidade mais segura da Região Metropolitana e está entre as três cidades mais seguras do Rio Grande do Sul no ranking que considera os municípios com população acima de 100 mil habitantes.

A informação é do anuário “Cidades mais seguras do Brasil – 2023”, da empresa MySide, que utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados do 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.  

No informativo, o Rio Grande do Sul aparece como o 5º estado mais seguro, atrás de Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, João Carlos da Luz Diogo, este resultado é fruto de diversas ações, entre elas a integração das forças de Segurança no município, como Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil; o cercamento eletrônico, com 360 câmeras espalhadas pela cidade, monitoradas pelo CICC (Centro Integrado de Controle e Comando); operações como a Trabalhador Seguro (patrulha as paradas de ônibus nos horários em que as pessoas saem para trabalhar e onde há maior índice de ocorrências), Balada Segura e Operação Baldio (vistoria prédios abandonados); além da atuação do Grupamento Mulheres Protegidas e Patrulha Escolar.

– Existe um trabalho focado na prevenção originária e interventiva da criminalidade, além de um trabalho de inteligência e tecnologia que dão suporte à operacionalidade da Guarda Municipal. Não podemos deixar de citar também o investimento de R$ 280 mil que a prefeitura repassou ao Consepro (Conselho Pró-Segurança), que dá suporte à atuação das forças de Segurança que atuam em Cachoeirinha – disse.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade