Mesmo que a mudança não seja oficialmente admitida pelo governo municipal, o sucesso da sexta edição da Feira Agrorrural e Turística de Gravataí, que começou quinta passada e terminou neste domingo (5/8) empurra o evento para um novo local. Para se ter uma ideia e, claro, de acordo com a assessoria do município, o número de visitantes saltou de 12 mil no ano passado para 15 mil e o de expositores teve um crescimento de 25%, passando de 144 para 180 pequenos e micros produtores rurais, empresas comerciais, de tecnologia e agricultura familiar, entre outros.
O número de expositores é recorde das seis edições da feira, e os 15 mil visitantes, de acordo com a Prefeitura, foram contabilizados já no começo da tarde de domingo, o que significa que este total deve ter sido facilmente superado, beirando a casa dos 16 mil. Ou mais, até.
Lá no começo de junho passado o próprio secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, da Prefeitura de Gravataí, Denner Gelinger, confidenciou ao colunista que a busca por um espaço mais amplo para realizar a Fearg a partir do próximo ano – 2019 – já era uma realidade. O motivo é a absoluta falta de espaço para expansão daquele que é o maior evento do setor no município.
Mais um argumento contundente para a necessidade de a Fearg mudar de endereço vem de dentro da própria secretaria da Agricultura e Abastecimento. A coordenadora de eventos da SMAA, Lucirene Pires anunciou ao final do evento que expositores deste ano já manifestaram interesse em serem patrocinadores em 2019.
O mais importante é que outros expositores, que ocuparam um espaço na 6ª Fearg já querem garantir no mínimo dois estandes para a 7ª Fearg, no ano que vem.De acordo com Lucirene, muitos dos expositores venderam tudo que levaram, bem antes do término da Fearg, o que demonstra o sucesso do evento.
— As vendas, com certeza, ultrapassaram as da edição anterior, em que contabilizamos cerca de R$ 500 mil em comércio — adiantou a coordenadora.
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO | Fearg vai ganhar novo espaço em 2019
COM VÍDEO | 6ª Fearg projeta 15 mil pessoas e meio milhão em vendas
Na mini-Ceasa
Na conversa do começo de junho e transformada em matéria para o Seguinte:, Denner Gelinger disse que a ideia é manter a Fearg no distrito de Morungava, pela tradição e porque o distrito concentra grande número de pequenos e micros produtores. E disse mais: Que uma das alternativas é realizar a feira no terreno em que está sendo construída a Central de Comercialização Agrícola de Gravataí, a mini-Ceasa do município, na estrada Rincão da Madalena, prolongamento da Lino Estádio dos Santos.
Além da total incapacidade de ampliar o número de estandes para os expositores, a Fearg sofre com um problema bem maior – e crônico – que é a falta de estacionamento. Quem vai com a família não tem onde deixar o carro a não ser na estrada Dr. Artur José Soares. E, dependendo da hora em que chegar, tem que estacionar bem longe da feira, realizada ao lado do Salão Paroquial da igreja Santa Luzia, tendo que caminhar uma longa distância por estrada de chão, literalmente comendo pó ou amassando barro.
O secretário Denner não comenta sobre prazos ou se a ideia de mudança de endereços tem sido aprofundada nos últimos dias.
Faz suspense.
E se o assunto é tema de alguma reunião, ele também mantém a sete chaves.
Para saber
As soberanas da 6ª Fearg são:
Rainha: Juliana Vargas Barth
Primeira princesa: Isadora Quadros Pereira
Segunda princesa: Melissa de Vargas Cardoso
O PREFEITO
Marco Alba (PMDB) destacou a valorização do produtor local, que é o principal objetivo da Fearg, assim como ressaltou as potencialidades turísticas que o município dispõe, composto 70% de área rural.
— A Fearg já se consagrou como um dos maiores eventos da cidade porque mostra a importância do produtor rural que tem o seu sustento a partir da atividade agrícola, além de apresentar Gravataí como uma cidade com características turísticas a serem exploradas — disse o prefeito.
O SECRETÁRIO
Denner Gelinger, da Agricultura e Abastecimento, fez um agradecimento aos patrocinadores e apoiadores, que deram grandeza ao evento.
— Ouvimos diversos elogios de que a 6ª Fearg foi 100% melhor que a do ano anterior, que já foi um sucesso. Preparamos este evento, que é de todo o governo, com muito carinho para o público, dando atenção ao processo para chegarmos aos resultados positivos que obtivemos — falou o secretário.
Em fotos: