A rede Asun de Supermercados, que tem sede em Gravataí, está na quinta posição entre as 10 maiores redes supermercadistas que têm operação no Rio Grande do Sul. A posição é resultado do faturamento de R$ 676 milhões ao longo do ano passado conforme o ranking elaborado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
O Asun está atrás apenas da Companhia Zaffari (Porto Alegre) com faturamento em 2018 de mais de 5,3 bilhões, da rede Walmart (Big, Atacadão e Nacional) que não informou o faturamento, Unidasul (Esteio) que faturou R$ 1,5 bilhão no ano que passou e da Comercial Zaffari (Passo Fundo), mais de R$ 861 milhões faturados.
OS 10 MAIS
Premiação
A Associação Gaúcha de Supermercados vai premiar, hoje à noite, a partir das 20h no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, dirigentes supermercadistas e empresas do ramo que se destacaram no ano passado, considerando principalmente o crescimento do faturamento registrado no período.
Consolidado como o grande evento de premiação aos supermercados que mais se destacaram no Estado, o Ranking Agas 2018 reunirá logo mais cerca de 650 supermercadistas, fornecedores, entidades de classe, autoridades e imprensa para a solenidade de premiação.
A intenção, assim como nas últimas 10 edições do prêmio, é reconhecer o trabalho das empresas que mais cresceram no setor distinguindo-as em 10 diferentes categorias – o critério desta divisão são as faixas de faturamento.
— Desta forma, as pequenas empresas não competem com grandes multinacionais pelos mesmos prêmios. No Ranking Agas 2018, todos os varejos têm as mesmas condições de almejar o prêmio — afirma o presidente da Agas, Antonio Cesa Longo.
Além das dez premiações aos supermercados que mais cresceram, serão homenageadas outras quatro empresas – a maior em faturamento, a maior empregadora, a maior central de negócios e a rede de compras que mais cresceu. A grande novidade desta edição do prêmio, entretanto, é a Medalha Marcello Zaffari.
Criada neste ano pela Agas para distinguir os líderes supermercadistas que melhor personificam a força de trabalho do varejo, o engajamento social com a comunidade e o bom relacionamento com os fornecedores, a medalha será entregue para três supermercadistas que se destacaram em nível nacional, na Região Metropolitana e do i gaúcho.
— A Medalha Marcello Zaffari torna-se a mais alta honraria entregue pela Agas a representantes do setor varejista — considera o presidente da entidade.
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OS AGRACIADOS
Crescimento até R$ 3,6 milhões – Silvio André Zerbielli ME (Porto Alegre)
Crescimento de R$ 3,6 a R$ 6 milhões – Super da Casa Ltda. (Porto Alegre)
Crescimento de R$ 6 a R$ 12 milhões – Correa Supermercado Ltda. (Gravataí)
Crescimento de R$ 12 a R$ 24 milhões – Supermercado Brombatti Ltda. (Gramado)
Crescimento de R$ 24 a R$ 60 milhões – Super Novo Comércio de Alimentos Ltda. (Capão da Canoa)
Crescimento de R$ 60 milhões a R$ 120 milhões – Supermercado Codebal Ltda. (Eldorado do Sul)
Crescimento de R$ 120 a R$ 240 milhões – Supermercado Beltrame Ltda. (Santa Maria)
Crescimento de R$ 240 a 480 milhões – Supermercado Baklizi Ltda. (Uruguaiana)
Crescimento de R$ 480 a R$ 960 milhões – Comercial Zaffari Ltda. (Passo Fundo)
Crescimento acima de R$ 960 milhões – Unidasul Distribuidora Alimentícia S/A (Esteio)
Maior faturamento – Cia. Zaffari Comércio e Indústria (Porto Alegre)
Maior empregador – WMS Supermercados do Brasil Ltda. (Porto Alegre)
Maior crescimento Rede de Compras – Rede Fort (Novo Hamburgo)
Maior faturamento Rede de Compras – Rede Super (Santa Maria)
Medalha Marcello Zaffari – Região Metropolitana – Jacy Pfitscher (Porto Alegre)
Medalha Marcello Zaffari – Interior – Antônio Alberto Righi (Sant’Ana do Livramento)
Medalha Marcello Zaffari – Nacional – Zefiro Giassi (Içara/SC)
Crescimento nominal
Cada vez mais focados em encontrar soluções para que os consumidores visitem e permaneçam mais tempo em suas lojas, os supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal de 5,2% do faturamento em 2018. O resultado foi apresentado pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo.
O estudo, realizado desde 1991, coletou dados de 245 empresas supermercadistas gaúchas de 114 municípios, e apurou que as lojas do setor somaram juntas um faturamento de R$ 31,7 bilhões em 2018 – com 4,7 mil lojas e 99,8 mil empregos diretos em suas operações.
Presente na vida de 100% dos consumidores, o segmento supermercadista recebe, diariamente, quatro milhões de clientes nas lojas do Rio Grande do Sul. Para o presidente da Agas, a praticidade e a conveniência oferecidas e as estratégias de redução de custos e de aproximação com consumidores foram alguns dos principais fatores que pesaram para um resultado acima das expectativas em 2018.
— No atual cenário costumamos dizer que a tendência é não ter tendência, já que o varejista precisa criar atrativos diariamente para o consumidor e esperar sua resposta para entender o que este cliente necessita. O setor supermercadista é um grande jogo de xadrez — afirma o presidente Longo.
Participação no PIB
1
Os números positivos de 2018 resultaram em um crescimento da participação do setor supermercadista gaúcho no PIB do estado, estimado em R$ 410 bilhões.
2
A representatividade dos supermercados no PIB gaúcho cresceu de 7,2% em 2017 para 7,7% em 2018.
3
Com relação à participação nas vendas do setor supermercadista brasileiro, a força do varejo alimentar gaúcho também aumentou.
4
Enquanto em 2017 os supermercados gaúchos detinham 8,5% das vendas em nível Brasil, a fatia do Rio Grande do Sul no cenário supermercadista nacional foi de 8,9% 2018.
5
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, o segmento possui 89,6 mil lojas no país, com 1,8 milhão de empregos diretos e faturamento de R$ 355,7 bilhões –crescimento nominal de 0,7% no ano passado.
CURIOSIDADES DO RANKING
: 11.616 itens é o número médio do mix de produtos de um supermercado no RIO Grande do Sul (diante 14077 em 2017)
: 8,5% é o custo médio da folha de pagamento dos colaboradores sobre o faturamento das empresas supermercadistas (8,6% em 2017)
: 32,2% dos supermercados gaúchos oferecem recargas de celular aos seus clientes (39% em 2017)
: 16,3% dos supermercados dispõem de serviços bancários e pagamentos de contas (22% em 2017)
: 15,9% operam com restaurantes ou lanchonetes nas lojas (15% em 2017)
: 8,5% faturam com o aluguel de sublojas na entrada dos mercados (9% em 2017)
: 34,2% têm frota própria de caminhões (37% em 2017)
: 31,4% possuem centro de distribuição próprio (20% em 2017)