SAÚDE

Relatório aponta que mais de 50 milhões de brasileiros com mais de 30 anos têm hipertensão; saiba como manter controlada a pressão arterial

Um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na última terça-feira, 19, mostrou dados importantes e preocupantes de saúde pública no Brasil: ao menos 50,7 milhões de pessoas entre 30 e 79 anos convivem com hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Gravataí dispõe de 29 unidades de saúde espalhadas pelo município, tendo a verificação da pressão arterial disponível em todas elas. Além disso, algumas delas também possuem grupos de caminhada e de diabetes e hipertensão, com presença e orientação de profissionais de saúde.

Ainda conforme o estudo da OMS, 62% desse contingente estão tratando a doença, mas só 33% estão com a pressão controlada. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial ocorre quando a pressão do sangue no interior dos vasos sanguíneos, no caso das artérias, atinge valores considerados danosos à saúde, ou seja, com valor igual ou maior a 140/90 mmHG (ou 14 por 9).

Mais importante que apenas fazer consultas de rotina, são as atitudes de prevenção a serem realizadas principalmente em casa, com uma alimentação saudável e a realização regular de exercícios físicos – cerca de 30 minutos diários de atividades, como a caminhada, ajudam muito no controle de uma série de doenças, explica a cardiologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Helena Teresinha Gentille. 


Fatores causadores


Conforme os especialistas, são dois os fatores causadores de elevação da pressão arterial: os não modificáveis – fatores genéticos e a idade, por exemplo – e os modificáveis, ou seja, aqueles em que é possível haver algum tipo de interferência, como alimentação saudável e o peso corporal.

Se controlados, eles podem prevenir ou reduzir o desenvolvimento da hipertensão arterial.


Doenças associadas


Entre as principais doenças associadas à hipertensão arterial, estão acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, doença renal crônica, insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Por todos esses motivos, é imprescindível um olhar atento e esmiuçado em relação às gravidades advindas com o aumento da pressão arterial, tendo em vista que é uma doença silenciosa, que muitas vezes não traz sintomas aparentes.


SIGA DICAS PARA MANTER A PRESSÃO CONTROLADA

: Manter uma alimentação saudável, com preferência por alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo, como legumes, verduras, leites e ovos)

: Evitar alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, pizzas e hambúrgueres – ricos em calorias, mas pobres em valores nutritivos

: Fazer atividades físicas regularmente

: Controlar o sal e o açúcar nas refeições

: Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro

: Evitar situações estressantes

: Quando indicadas pelo seu médico, mantenha as medicações mesmo ao ver que a pressão está controlada; a pausa no tratamento deixará a doença descompensada.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade