O 2018 foi marcado pelos primeiros sinais de retomada da confiança na economia local. E para que os investimentos começassem a reaparecer, foi preciso que a casa ficasse em ordem com suas contas e também investisse. Por isso, a retrospectiva começa por um episódio confirmado quase no final do ano: o início da duplicação das pontes do Parque dos Anjos. É uma obra de mobilidade, mas quando se fala na economia de Gravataí, elas representarão o fim do gargalo que muitas vezes impediu o desenvolvimento por igual na região norte da cidade. Em um ano de agitação política, a economia, ainda precisando de cuidados especiais, ainda foi atingida por um baque, com a greve dos caminhoneiros que fez até gigantes como a GM suspenderem a produção por falta de insumos.
Mas é sempre bom lembrar, desde a sua chegada, o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), encabeçado pela GM, tomou a dianteira como motor da economia local. E se 2018 era ano de garimpar boas esperanças e, a partir delas, projetar os anos seguintes, o Ciag deu a sua grande parcela de contribuição. Assim que a GM anunciou a fabricação de um terceiro modelo de veículo, provavelmente, a partir do final de 2019, pelo menos duas gigantes fornecedoras de peças confirmaram investimentos na cidade para a geração de pelo menos 260 empregos. São a chinesa YAPP Automotive Systems e a gigante francesa Valeo Sistemas Automotivos. Os chineses, com investimento de R$ 80 milhões, terão lugar na Global Logistic Properties (GLP), na RS-118, onde estão os centros de distribuição das Lojas Lebes e da Ford do Brasil. Os franceses, por sua vez, optaram pela instalação em Cachoeirinha, no Distrito Industrial. Um investimento de R$ 1,5 milhão e a geração de 150 novos empregos, com previsão de operação a pleno até 2023.
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Gravataí vai ter supermercado padrão "Classe A"
Pensar na qualidade ao consumidor é básico para garantir o retorno de um grande investimento comercial. E o Supermercado Vancosty não brincou. Com um investimento de R$ 7 milhões e a geração de 100 novos empregos, a partir de março de 2018, começou a funcionar um super padrão classe A na Estrada Itacolomi, a 500m do campus da Ulbra e próximo do Alphaville. Por outro lado, um provável gigante do setor supermercadista terminou o ano ainda como uma incerteza para Gravataí. O Seguinte: apurou, em setembro, que o Grupo Zaffari decidiu comprar o terreno na Avenida Dorival de Oliveira, a meio caminho entre Gravataí e Cachoeirinha, para dar fim a um impasse de mais de um ano, que atrasou a promessa de investimentos da ordem de R$ 300 milhões no novo complexo. Mas 2018 chegou ao fim e a obra ainda não deslanchou. Sabe-se, porém, que o projeto não está parado. A expectativa é de que, em 2019, teremos boas notícias.
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Em 2018, empreendimentos de alto padrão como o Prado Bairro Cidade, próximo da Paragem Verdes Campos, deslancharam e abriram o leque para novos investimentos, de padrão elevado, em uma região diferenciada de Gravataí. Entre os projetos anunciados para a região próxima da BR-290 (Freeway), está, por exemplo, um posto de combustíveis da Rede SIM, com investimento previsto de R$ 15 milhões. Foi anunciado em março, com a perspectiva de gerar até 200 novos empregos, mas ainda é uma expectativa.
Foi um ano de seguir crescendo sob nova direção. A Santa Casa assumiu, definitivamente, a administração do Hospital Dom João Becker, com um investimento, diretamente do município, de R$ 25 milhões para a manutenção da gratuidade da urgência-emergência da instituição. E o Gravataí Shopping Center também passou a ser gerido por um novo comando, o Shoping Council Desenvolvimento e Participações, uma multinacional paulista que atua em quase todos os estados brasileiros e em países como México, Argentina, Chile e Uruguai. E aquele terreno onde sairia o prédio mais alto do Estado, lembra? Também tem novo dono. É a porto-alegrense Aditar Participações Ltda., especialista em incorporações e empreendimentos imobiliários.
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E se Gravataí tem motivos para ter esperanças em um 2019 com mais empregos e recursos circulando na economia local, Cachoeirinha segue o mesmo ritmo. A retomada da economia teve seu símbolo com o retorno das operações da Souza Cruz ao parque industrial da cidade, com uma Central Integrada de Distribuição para atender toda a Região Sul. Outra gigante que instalou seu centro de distribuição em Cachoeirinha foi a Herbalife Nutrition, às margens da RS-118.
No revitalizado distrito de Cachoeirinha, ainda chegarão a panificadora Vital, com investimento previsto de R$ 18 milhões em um complexo que deve gerar 700 empregos diretos, e ainda a Alfa Transportes, que planeja investir R$ 50 milhões e 500 empregos no município.
Mas não esqueçamos a agitação política de 2018 e de quem, a partir do resultado eleitoral, prometeu investir pesado por todos os lados. É o caso da Havan. O empresário Luciano Hang chegou a namorar com Cachoeirinha de maneira mais série do que com Gravataí, e 2018 acabou sem muitas esperanças deste investimento em nenhuma das duas cidades. A tendência é de que a mega loja saia em Porto Alegre, na zona norte, bem pertinho daqui.