coluna do silvestre

RS-118: começa um mas atrasa a entrega de dois viadutos

Trabalhos para construção de viaduto no quilômetro 3 da RS-118, em Sapucaia, já estão em andamento e têm prazo de 10 meses para acabarem. | Foto: Divulgação/Daer

Finalmente tem movimentação de terra pelo maquinário do consórcio Traçado e Tardelli, indicando o início da construção do viaduto no quilômetro 3 da RS-118, em Sapucaia do Sul. O começo da obra aponta para, enfim, a duplicação do trecho mais complicado dos 21 quilômetros da estrada.

A construção fica no trecho entre os quilômetros zero e o cinco, antes repleto de ocupações irregulares, de moradias e estabelecimentos comerciais ilegais segundo a Justiça que acabou determinando a reintegração de posse das áreas de domínio ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Para a obra da elevada sobre a avenida Theodomiro Porto da Fonseca, que terá uma extensão de 200 metros, o governo do estado vai investir R$ 9,67 milhões. Pelo contrato, o trabalho deve ser concluído em 10 meses, a contar do dia 11 deste mês, mas o próprio governo garantiu que dará condições para que a entrega se dê bem antes do prazo.

— Se não houver imprevistos como excesso de chuvas, impedimentos jurídicos ou outras situações alheias às atribuições do Estado, serão dadas condições para que a duplicação da RS-118 seja concluída até o final de 2018 — disse a Secretaria Estadual dos Transportes na nota que distribuiu à imprensa.

 

Contradição

 

A nota otimista, apontando para um final da duplicação ainda este ano é, no mínimo, contraditória já que o Daer – autarquia governamental jurisdicionada à Secretaria dos Transportes – põe em risco a afirmação de que até dezembro estará tudo pronto. No começo do mês o órgão admitiu que vai atrasar a entrega de dois viadutos.

 

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Premonição?

 

No começo do ano o colunista relacionou uma série de razões que contribuíam – algumas ainda contribuem, para que a duplicação não fique pronta em 2018 como chegou a dizer o governador de todos os gaúchos, José Ivo Sartori (PMDB), em uma das suas vindas a Gravataí para inspecionar as obras.

 

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Realidade

 

De acordo com o Daer, a conclusão dos viadutos sobre a estrada Itacolomi e no cruzamento com a avenida Marechal Rondon vai precisar de mais tempo e, se tudo ajudar, no final do mês que vem as obras podem ficar prontas. As principais razões foi a chuvarada das últimas semanas e, antes, a greve dos caminhoneiros, no final de maio até o começo de junho passado, e o consequente atraso na entrega de asfalto pela Petrobrás.

Um dos viadutos que já deveria estar pronto é sobre a estrada Itacolomi, no quilômetro 18. Com 200 metros de comprimento e um custo de R$ 17,3 milhões, até maio passado já havia consumido R$ 16,8 milhões do estado. O primeiro lado do viaduto foi construído entre 2013 e 2015 e atualmente as equipes estão finalizando a pavimentação dos acessos ao viaduto.

A outra estrutura em obras é a do viaduto da avenida Marechal Rondon, no quilômetro 12 da RS-118. Mais de 95% da obra que 42 metros de comprimento está pronta, faltando agora concretar o acesso da pista antiga. Para esta empreitada já foram destinados pelo governo gaúcho a importância de R$ 2,56 milhões, sendo que o custo total foi orçado em aproximadamente R$ 2,68 milhões.

 

 

 

PARA SABER

 

1

A duplicação dos 21 quilômetros da RS-118 começou em julho de 2006. As obras pararam em novembro de 2014 e só foram retomadas em 2017.

 

2

As obras de duplicação da RS-118 já receberam R$ 82 milhões em recursos governamentais desde 2015. Somente de janeiro a maio de 2018, foram aplicados R$ 30 milhões na obra. 

 

3

O governo repassou às construtoras responsáveis pelas obras R$ 40,5 milhões, somente no ano passado, recursos oriundos dos cofres do próprio tesouro do estado.

 

4

Embora as obras entre Gravataí e Sapucaia do Sul tenham começado em 2006, só tiveram avanço realmente a partir de 2011. A duplicação parou nos últimos meses de 2014 e foi retomada em 2017.

 

Panorama geral

 

Em andamento:

Duplicação do lote 1, do quilômetro 11 ao quilômetro 21. 
Duplicação do lote 2, do quilômetro 5 ao quilômetro 11.
Recuperação da pista velha entre os quilômetros 5 e 11.
Construção do acesso ao viaduto da avenida Itacolomi.
Construção do viaduto da avenida Marechal Rondon.
Construção de elevada sobre o poliduto da Transpetro.
Sinalização da nova pista.
Construção de viaduto sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca.

 

A serem iniciadas:

Duplicação do lote 3, do quilômetro 0 ao quilômetro 5.
Macaquemento (elevação) do viaduto da RS-020.

 

Licitação concluída:

Viaduto do trensurb.

 

Licitação em andamento:

Projeto de construção de seis passarelas.
Pontes do Arroio Sapucaia.

 

 

 

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