A duplicação da RS-118 foi retomada no último dia 30 de novembro com a realização de terraplenagem em quatro trechos, entre os quilômetros 11 e 21,5. A construtora Sultepa é a responsável pela obra, um investimento de R$ 47,2 milhões, tendo que executar também a recuperação da pista atual, no mesmo trajeto, e finalizar a construção das ruas laterais.
Tanto a duplicação quanto a restauração do trecho asfaltado que vem sendo usado pelo pesado trânsito de veículos de passeio e de transporte de cargas e passageiros devem ser executadas no prazo de um ano, ou seja, devem ser entregues no final de novembro do ano que vem.
O lote do quilômetro 11 ao 21,5 era de responsabilidade da construtora Triunfo, que abandonou o trabalho e teve o contrato rescindido. A Sultepa já realiza a duplicação e a recuperação da pista antiga no trecho entre os quilômetros 5 e 11, em Sapucaia. É hoje a empresa que mais executa obras na rodovia.
LEIA TAMBÉM:
Definida empresa para duplicar 10 quilômetros
PARA SABER
O trecho no qual as máquinas da Sultepa começaram a operar é o último no qual foi realizada uma operação de reintegração de posse, a pedido do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o Daer.
A OPERAÇÃO DE AGOSTO
COM VÍDEO | Caiu a casa em reintegração de posse nesta terça na RS-118
A OPERAÇÃO DE SETEMBRO
COM VÍDEO | Operação que demorou 54 anos para ser executada
1
A Secretaria Estadual dos Transportes deve lançar nas próximas semanas a concorrência para duplicar o trecho entre os quilômetros 0 e 5.
2
As obras eram de responsabilidade da empresa Conterra, que teve o contrato rescindido.
3
A duplicação dos 22 quilômetros da RS-118 começou em julho de 2006. As obras pararam em novembro de 2014 e só foram retomadas em 2017.
4
De janeiro até outubro deste ano o governo repassou às construtoras o montante de R$ 22 milhões. Os recursos estão saindo dos cofres do Estado.