Somente neste ano, o prefeito Luiz Zaffalon assinou a ordem de início para a construção de sete unidades de saúde, da nova sede do CRVVS e da nova base do Samu e da Central de Ambulâncias, todas sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No site da Prefeitura de Gravataí, na aba “Obras e Ações”, os munícipes podem acompanhar o andamento das obras de todos os serviços.
Atualizados, quinzenalmente, os relatórios apresentam fotos, data de início e previsão de conclusão de cada empreendimento. No portal também é possível acompanhar os demais serviços em andamento referentes à requalificação viária e à construção de escolas municipais.
– Fazer obras públicas é sempre um desafio. A prefeitura reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos nossos serviços, para que funcionem da melhor maneira possível e em locais adequados. Tem sido motivo de satisfação e orgulho percebermos os avanços na nossa rede de saúde. Estamos trabalhando para, em breve, termos a melhor rede de saúde do Estado – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Até o momento, estão em andamento as obras das unidades de saúde Granville, Itatiaia, Vila Branca, Érico Veríssimo, Aristides D’ávila, Cohab B e Morada do Vale I. Todas previstas para serem entregues ainda no próximo ano. Outros três postos devem ser construídos até o final de 2024, tendo em vista a ampliação da cobertura assistencial e estrutural das unidades.
A obra mais próxima a ser entregue, por sua vez, é a construção da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS). Com prazo de cinco meses, o serviço está sendo executado com recurso financiado pelo município e construído ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.
A exemplo do CRVVS, a nova base do Samu e da Central de Ambulâncias também está sendo erguida com recursos próprios do tesouro municipal e ao lado do serviço de urgência e emergência. A nova estrutura, além de seguir todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, estará localizada em ponto estratégico da cidade, possibilitando a rápida saída para atendimentos.
– Os novos espaços proporcionarão benefícios tanto aos profissionais de saúde que prestam os atendimentos quanto aos pacientes que necessitam dos serviços. Isso mostra que estamos empenhados em melhorar a saúde da população e lutamos para que os pacientes possam ser atendidos de maneira adequada – conclui o secretário.
O serviço pode ser acessado por meio deste link.