Buscando investir na qualidade de atendimentos à população, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência (Smat), conta com os serviços da Ouvidoria Geral, que permite ao cidadão o registro de denúncias, sugestões, elogios ou reclamações, seja de modo virtual ou presencial.
De acordo com a Smat, uma média de 10 a 15 demandas são registradas diariamente, visto que o movimento de atendimentos é mais extenso entre segunda-feira e finais de semana.
Neste ano de 2022, foram cerca de 1917 procuras tramitadas e 1800 respondidas no sistema. A responsável pela Ouvidoria, Aline Tossi, destacou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) é a maior no ranking de registros, com um total de 352. Logo atrás, estão as secretarias da Educação e da Saúde, com 301 e 256 procuras, respectivamente.
De acordo com as funcionárias administrativas Lucimai Ferreira e Luciana da Silva, encaminhamentos relacionados a moradores de rua e a empresas sem alvará são as mais frequentes, bem como demandas sobre saúde, rede municipal e serviços urbanos são atendidas pelo site e pelo telefone, todos os dias.
– Recebemos as ligações diariamente. Registramos um breve relato do cidadão e encaminhamos para a secretaria específica referente ao pedido – comentaram.
Para solicitar os serviços da Ouvidoria Geral ou acompanhar o andamento do seu processo, o cidadão pode acessar o site gravatai.atende.net ou entrar em contato pelo telefone (51) 3600-7028 e pelo email ouvidoria@gravatai.rs.gov.br.
Atendimentos presenciais também podem ser feitos no horário de atendimento, das 8h30 às 13h e das 13h30min às 17h, na Rua Antônio Donga, 53 – Centro de Gravataí.